quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Macmoda em Torres Novas já fechou

Os efeitos da insolvência da Macmoda reflectem-se também em Torres Novas já que, segundo informações recentes, a loja desta empresa, localizada no "Torreshopping" acaba também de fechar as portas.
Recorde-se que o pedido de insolvência foi feito pela própria empresa e foi ontem tornado público, tendo entrado o processo no dia 24 de Outubro no Tribunal Cível de Coimbra.
Afectando, a nível nacional, cerca de 90 trabalhadores, a falência da Macmoda afecta também as funcionárias da loja agora encerrada na nossa Cidade.
A realidade é dura e crua:


Este é um problema que afecta trabalhadore(a)s da nossa terra!

Não devemos, não podemos ficar indiferentes!
A crise, tantas vezes desmentida pelo governo PS, é uma realidade dura e que veio para ficar com as graves implicações económicas e sociais para a nossa região - como aliás o PCP tem vindo sistematicamente a alertar.
A situação da Macmoda está longe de ser um caso isolado e infelizmente, esta situação pode repetir-se noutras empresas do concelho de Torres Novas.
O PCP continua atento a estas situações socialmente alarmantes e está na primeira linha, junto dos trabalhadores torrejanos pelo combate ao Desemprego e ao Trabalho precário e sem direitos.
O PCP relembra as responsabilidades do governo do PS, cujas políticas de desvalorização da produção, de baixos salários, ataques aos direitos laborais e de favorecimento dos grandes grupos Económicos e do Capital Financeiro estão na origem desta crise - embora o PS já se tenha desculpado com o défice e agora se desculpe com a crise internacional, de que foi, também cúmplice.
Só a luta organizada dos trabalhadores poderá dar combate a esta política que está na origem da crise económica e social em vivemos.
A Luta Continua!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Acabar com as ilusões

Pode demorar um bocadinho para começar...
Primeira parte do projecto apresentado pela CDU em 24 de Outubro de 2008:
"Torres Novas - O concelho precisa, a CDU propõe!"

Aqui dá-se destaque à análise da governação do PS/ António Rodrigues.

O CONCELHO PRECISA:
ACABAR COM AS ILUSÕES!


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CDU apresentou projecto alternativo para o concelho deTorres Novas

A CDU – Torres Novas, apresentou esta tarde, 24 de Outubro, em conferência de Imprensa o seu projecto “ O Concelho precisa -A CDU propõe”.

O projecto assenta no mote “ Vivemos Juntos, Decidimos Juntos, - Somos a alternativa!”.

Esta frase é mais que um mero slogan: Ela representa um modelo de gestão autárquico completamente antagónico ao que tem sido protagonizado pelo PS e por António Rodrigues. Para a CDU, a construção do futuro da nossa terra assenta numa gestão democrática e participada que aponte para as reais necessidades do concelho. O futuro do nosso concelho não pode ser idealizado pela mente de um "iluminado" ou nascer num Gabinete de Estudos especializado em fazer projectos a " la minute".

Por isso, na Conferência foi realçado que o projecto apresentado é o resultado de um intenso trabalho de contacto em todo o concelho com pessoas, colectividades, instituições diversas, cooperativas, empresas, agricultores, etc.

Numa primeira parte da Conferência de Imprensa, a CDU desmistificou a política de ilusões do actual executivo camarário que vive da apresentação de promessas, sobre promessas ficando o seu cumprimento por concretizar. Os activistas da CDU realçaram ainda a vertente financeira da Câmara, destacando a pobreza das execuções dos índices orçamentais,(sempre abaixo dos 50%), o crescimento da dívida de curto prazo em 140% desde 2004;, num contexto de agravamento dos impostos municipais cuja receita aumentou desde 2004 em 93%, sendo de destacar que o IMI entre 2005 e 2008 subiu mais de 50%! Neste cenário a CDU exige, como tem exigido sempre, uma Auditoria Financeira às contas municipais realizada por uma entidade exterior.

A CDU apresentou de seguida um documento exaustivo com as suas propostas para o concelho nomeadamente nas áreas: Cidade; Espaço Rural; Economia, Trabalho e Turismo; Saneamento Básico e Ambiente; Património; Segurança das Populações; Cultura e Desporto; Saúde e Gestão Municipal.

O “Rua 25 de Abril”, anuncia desde já que vai apresentar faseadamente as principais propostas da CDU deste projecto: “ O Concelho precisa – a CDU propõe”


Vivemos Juntos,
Decidimos Juntos
Somos a alternativa!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CDU : CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


O CONCELHO PRECISA - A CDU PROPÕE!
Sexta -Feira, 24 Outubro, 17 horas
Centro de Trabalho do PCP em Torres Novas

domingo, 19 de outubro de 2008

No distrito de Santarém, Jerónimo acusou Sócrates de hipocrisia




Na visita de hoje ao distrito de Santarém, o Secretário Geral do Partido Comunista Português, nos diversos locais que visitou ( Almeirim, Chamusca e Pego) acusou o Primeiro Ministro e o PS de hipocrisia política.
Jerónimo de Sousa realçou que Sócrates passou os primeiros tempos a responsabilizar o défice pelo agravemento das dificuldades dos portugueses, tendo agora virado a agulha para a crise financeira internacional.

Em Almeirim, Jerónimo intensificou as críticas recorrendo ao humor:

«Faz lembrar a anedota do larápio que levava um porco às costas e quando chegou a polícia e perguntou onde arranjou o porco, respondeu: ‘eu, um bicho, não é nada comigo’. Assim é Sócrates que leva um porco às costas e diz que não sabe como é que o bicho foi lá parar».

O dirigente comunista, a propósito do Código do Trabalho, anunciou ainda que o PCP na Assembleia da República vai apresentar as propostas do PS da época do governo PSD-CDS para ver o que por ironia vai resultar provavelmente «ver o PS a votar contra as suas próprias propostas"

A jornada do Secretário Geral iniciou-se com um almoço em Almeirim com a participação de mais de 300 pessoas e prosseguiu com contactos com as populações de Chamusca e de Pego ( Abrantes) onde se realizaram breves mas importantes intervenções política marcadas pela simpatia e afectividade com que Jerónimo de Sousa foi recebido.

Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, visita hoje o distrito de Santarém


É TEMPO DE LUTAR!
É TEMPO DE MUDAR!


ALMEIRIM - 12.30 h
Almoço no Salão Moínho de Vento

CHAMUSCA - 15 h
Encontro com a População
Largo João de Deus (junto ao Coreto)

PEGO - 16.15
Encontro com a População
Largo da Praça (junto à EN 18)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Nas ruas

in o PUBLICO ON LINE (16.10.2008 - 14h20 Lusa)

Proposta de resolução amanhã no Parlamento
PCP na rua para defender baixa das prestações das casas


Deputados do PCP foram hoje para a Baixa de Lisboa distribuir panfletos e explicar a sua proposta para baixar as prestações do crédito à habitação e desafiar o PS a aprová-la amanhã no Parlamento. (...)




Continuar a a ler, CLICANDO AQUI




sábado, 11 de outubro de 2008

PCP contra a precariedade! É tempo de Lutar, É tempo de Mudar

Inserido na Campanha do PCP " É tempo de lutar, é tempo de mudar.Mais força ao PCP"

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A NOVA LEI DO ASSOCIATIVISMO INTERMUNICIPAL

EM DEFESA DA AUTONOMIA DO PODER LOCAL
A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP toma posição
A nova lei do associativismo intermunicipal (Lei 45/08 de 27 de Agosto) representa um inaceitável ataque à autonomia das autarquias locais e visa acentuar a governamentalização destas e das suas associações.
No seguimento do modelo e objectivos que a legislação aprovada no governo de Durão Barroso (leis 10 e 11/2003) no essencial prosseguia, esta lei impõe um modelo de associações municipais de caracter obrigatório, violadora do principio de livre associação e do caracter voluntário que por definição constitucional está atribuída às associações de municípios.
Como objectivos de fundo, visa impor soluções de gestão territorial que neguem ou iludam a inexistência das regiões administrativas e, por outro lado, pretende facilitar a transformação destas entidades em depositárias de tarefas e responsabilidades a transferir da administração central.
O modelo de constituição do órgão deliberativo das associações intermunicipais, significa um grave empobrecimento do seu carácter democrático e plural, pois a substituição do colégio eleitoral geral pela eleição em cada assembleia municipal, significa a diminuição da representação política das forças presentes nesses órgãos.
O modelo de financiamento traduz a hipocrisia desta legislação, pois «as transferências do Orçamento de Estado» não passam, a exemplo do que sucedia com as leis 10 e 11 de 2003, de um mero engodo. Os «0,5 % da transferência do FEF corrente prevista para o conjunto dos municípios da área» são um valor absolutamente risível (para a NUT Baixo Alentejo significaria cerca de 270 mil euros), se não mesmo inferior ao que resultará da transferência dos GAT’s que existam na sua área de intervenção.
Confirma-se assim que o papel reservado a estas entidades é o de preencher, indevida e infrutiferamente, o espaço que apenas a criação das regiões administrativas pode assegurar.
Com a criação destas entidades, e sobretudo o que com elas se justifica não criar, fica assegurada ao actual governo num horizonte temporal desejável (2013) a total margem de decisão para gerir aquilo que porventura (em termos de montantes equiparáveis) será o último pacote financeiro comunitário. Não passa de pura manobra ilusória o “poder” referido na proposta de diploma de «participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do QREN» conhecido que é o papel absolutamente marginal atribuído aos municípios e às sua associações pelos regulamentos nacionais sobre gestão e execução do QREN.
Esta nova lei só vem dar razão ao PCP na sua exigência de criação das regiões administrativas, entendidas como autarquias intermédias com meios, atribuições e competências próprias, pois a sua concretização é indissociável da ruptura com o caminho centralista, governamentalizador, impositivo e favorecedor de um bloco central de interesses comuns, partilhados com um poder económico alheio aos interesses das populações, de que esta lei é peça importante. Necessidade de ruptura que é extensível à defesa do reforço da autonomia e capacidade financeira das autarquias locais, e à sua liberdade de associação, tendo por base o carácter plural e a capacidade de intervenção dos seus órgãos.
8 OUTUBRO 2008
DORSA - DIRECÇÃO ORGANIZAÇÃO REGIONAL SANTARÉM DO PCP

Saramago: o Nobel militante

Vídeo de homenagem do PCP a José Saramago, no 10º aniversário da atribuição do Prémio Nobel. Vídeo apresentado pela primeira vez na FESTA DO AVANTE! 2008.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

NOTA DA CDU SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TORRES NOVAS


Mais uma vez os eleitos da CDU chamaram a atenção da Mesa da Assembleia para a falta de cuidado e atenção na preparação da Ordem de Trabalhos.
A CDU chama a atenção para a forma pouco rigorosa e com informações bastante deficientes ou incompletas, com que os documentos são submetidos à apreciação da Assembleia.
Tal atitude que se repete com regularidade, e que nesta última sessão levou à retirada de dois pontos da Ordem de Trabalhos bem como à alteração de outro, revelam claramente a falta de preparação e competência da Mesa da Assembleia para o desempenho das funções com os inevitáveis prejuízos no decorrer dos trabalhos e da actividade autárquica.
Também mais uma vez a CDU chamou a atenção para o embuste político de que se reveste a generalidade da informação transmitida pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas sobre a actividade municipal.

Propostas da CDU sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis em Torres Novas

Na Assembleia Municipal discutiu-se as novas taxas de IMI.
A CDU, votou contra a proposta da maioria PS por ser duplamente injusta.
Por um lado não tem em conta a grave situação social do nosso país, com o aumento do custo de vida e os níveis de pobreza que se registam. Por outro lado a proposta aprovada pela maioria PS não contribui para a reabilitação urbana, não combate a desertificação das freguesias rurais e hipoteca claramente tais objectivos.


Como é prática da sua actividade a CDU apresentou propostas alternativas que foram chumbadas.


PROPOSTA DA CDU:
Prédios Rústicos: 0,8%
Prédios Urbanos: 0,7%
Prédios Urbanos avaliados nos termos do CIMI: 0,3%

-Reduzir o IMI em 30% para prédios urbanos nas freguesias rurais e na parte rural das freguesias urbanas, como incentivo à fixação da população e combate à desrtificação.
-Reduzir o IMI em 30% para prédios urbanos nos Centros Históricos de Lapas e Torres Novas, desde que esses prédios sejam objecto de requalificação urbana ou estando em boas condições de habitabilidade não estejam devolutos.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL: Intervenção dos eleitos da CDU nas sessões de 29 setembro e 6 de Outubro


No período antes da Ordem do Dia, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Torres Novas levantaram as seguintes questões:

-LAPAS: -Situação da Ponte dos Pimentéis
-Saneamento Básico no Bairro da Cabrita
-Quinta da Silvã: Instalações sanitárias; Sinalização viária
-ALCOROCHEL: Situação da Lixeira
-PLACAS PUBLICITÁRIAS: Corrigir os excessos
-ROTUNDA DA BARREIRA ALVA: Retirada Placa Informativa de cimento desactualizada
-SAÚDE: Saudação pelo reabertura da extensão de saúde do Pedrógão e apelo à continuação da luta das populações de Ribeira Branca e Meia Via
-FIAÇÃO E TECIDOS: Preocupação com o futuro da fábrica, informando a Assembleia da visita da deputada do PCP ao Parlamento Europeu a esta unidade fabril e que deu origem a uma intervenção junto da Comissão Europeia. Os eleitos da CDU exortaram os poderes autárquicos para, dentro das suas competências, lutarem pela manutenção do Emprego.
-PEDRÓGÃO: Pintura das passadeiras
-MARIA LAMAS: a Bancada da CDU propôs comemoração dos 115 anos do nascimento de Maria Lamas, propondo desde já o arranjo do jardim em sua hoemnagem e a compra e distribuição pelas escolas do livro “ A obra, a memória e o pensamento de Maria Lamas” editado pelo MDM
-CASA NERY: Alerta para a existência deIluminação pública em terrenos privados.
-SEMÁFOROS DA AVENIDA: Pedido de regularização no sentido haver uma maior rotação para os peões.

Secretário-Geral do PCP no nosso distrito

JERÓNIMO DE SOUSA
VISITA
DISTRITO DE SANTARÉM
Domingo - 19 de Outubro

ALMEIRIM - 12.30 h
Almoço no Salão Moínho de Vento
( inscrições pelo telefone 913450752)
CHAMUSCA - 15 h
Encontro com a População
Largo João de Deus (junto ao Coreto)
PEGO - 16.15
Encontro com a População
Largo da Praça (junto à EN 18)






segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A JORNADA DE LUTA DE 1 OUTUBRO

Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN esteve em Torres Novas, associando-se em particular, ao protesto dos trabalhadores da Rodoviária do Tejo.
Ler aqui