terça-feira, 26 de maio de 2009

anigif.gif

domingo, 24 de maio de 2009

marcha_res.gif

Marcha CDU: Uma multidão nas ruas de Lisboa



Ontem, Lisboa parou devido à realização da Marcha da CDU que juntou mais de 85 000 activistas da CDU, muitos deles miltantes do nosso Partido Comunista Português. Nesta jornada histórica juntaram-se à nossa voz, a voz dos nossos aliados de OS VERDES, da INTERVENÇÂO DEMOCRÀTICA e muitos, muitos portugueses sem filiação partidária que quiseram mostrar o cartão vermelho à política de direita que tem governado o país há cerca de 30 anos.


Pela ruptura democrática e pela exigência de uma política de esquerda que devolva aos potugueses os princípios e os direitos conquistados em Abril, o PCP reafirma-se disponível para estar na primeira linha do combate.


Ontem, na grandiosa jornada que foi a Marcha da CDU, que contou também com a presença de muitos democratas de Torres Novas,iniciou a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.


Uma eleição decisiva e para a qual ninguém deve faltar.


Também os torrejanos têm muitas razões para exigir uma política diferente! Também os torrejanos têm muitas razões para exigir uma outra União Europeia!


Não nos esquecemos em Torres Novas o resultado das políticas da União Europeia no nosso concelho: o abandono da agricultura, o abandono quase total da produção de produtos agrícolas tradicionais( da azeitona e do azeite aos frutos secos); da destruição da muitas unidades fabris; a crise que ainda hoje se verifica em empresas históricas motivada pela desregulação do comércio internacional a que a União Europeia deu cobertura; o agravamento dos custos das famílias com filhos no ensino superior pela imposição das medidas de Bolonha, etc, etc...


Agora, sem falta, no dia 7 de junho, é preciso levar a luta ao voto!


É preciso é urgente, uma política diferente


VAMOS TODOS VOTAR


CDU - COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA !

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Faleceu Álvaro Favas Brasileiro

(foto O Mirante)


Faleceu o camarada de Alpiarça Álvaro Favas Brasileiro. Militante do PCP foi deputado na Assembleia da República eleito pelo distrito de Santarém.


O seu primeiro contacto com o PCP dá-se em 1958 e logo nesse ano faz parte da comissão de apoio à candidatura de Humberto Delgado.


Conhece as prisões fascistas de Aljube e Caxias em 1963, sendo julgado na Boa-Hora e defendido por Jorge Sampaio.


Quando sai da prisão retoma a actividade política em 1969 apoiando a campanha da CDE e empenha-se na formação e organizaçãode comissões de defesa dos seareiros de melão e tomate no Ribatejo.



Em 1972 fez parte da Comissão Nacional do Congresso Democrático em Aveiro. Em 1973 integrou as listas da CDE no distrito de Santarém tendo nessa ocasião participado em várias sessões de campanha em Torres Novas onde sempre foi muito estimado.


Depois do 25 de Abril de 1974 integrou a Comissão Admnistrativa da Câmara de Alpiarça, foi um dos fundadores da Cooperativa Agrícola Mouchão do Inglês, fez parte da direcção do sindicato dos operários agrícolas do distrito de Santarém.


Em 1979 foi candidato pela APU à Assembleia da República, tendo como deputado exercido os cargos de secretário, vice-presidente e presidente da comissão parlamentar de agricultura. Em 1991, depois de 12 anos na Assembleia da República continuou a dedicar-se às causas da sua terra.


Sendo a sua vida um exemplo de luta e coragem para as gerações mais novas do Ribatejo, a concelhia do PCP de Torres Novas envia à família de Álvaro Favas Brasileiro e aos camaradas de Alpiarça um abraço de fraternidade.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Saúde no nosso concelho: Meia Via de novo em luta!


Os comunistas torrejanos solidarizam-se com a vigília que a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo organizará em Meia Via na próxima sexta-feira a partir das 20 horas.

"Quando não se luta perde-se sempre; Quando se luta por vezes ganha-se!"


V I G I L I A

A POPULAÇÃO DA MEIA VIA
ESTÁ FARTA DE DESCULPAS E DIZ AOS
RESPONSÁVEIS DA SAÚDE
DO CONCELHO, DA REGIÃO E DO PAÍS:
FAÇAM QUALQUER COISA
PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA
DE MÉDICOS!
RESPEITEM O DIREITO DOS CIDADÃOS A CUIDADOS DE SAÚDE

V I G I L I A
frente à Extensão de Saúde
MEIA VIA
8 de Maio de 2009 (sexta)
das 20 às 22 horas

sábado, 2 de maio de 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL: UMA PRESENÇA INTERVENTIVA DA CDU

Assuntos questionados pela CDU
Assembleia Municipal de 27 Abril:


Lapas: arranjo das estradas da banda d´alem e variante panorâmica

Meia Via: O estado lastimoso de algumas estradas da Meia Via e Charneca. As proteções sonoras na A23, que continuam por resolver há quatro anos. Após várias promessas de resolução as populações continuam á espera. Esperemos que não seja como a promessa das cadeiras para o campo de futebol que numca chegaram.

Falta de médicos na Ribeira Branca, Meia Via e Riachos: mais uma vez se pressionou no sentido de sensibilzar a Autarquia para se juntar aos protestos das populações e fazer algo para resolver o problema.

Ambiente: Face ao estado de abandono, falta de protecção e limpeza, e de algumas fossas sépticas se encontrarem a despejar para valas adjacentes, a CDU propôs que a Câmara Municipal implementasse um Plano de Conservação urgente destes equipamentos.


Largo Humberto Delgado: Mais uma vez chamámos á atenção para a falta de sanitários no largo general Humberto Delgado (Rossio) de apoio aquele espaço frequentado por crianças e adultos.

Jardim Muncipal:Propusemos o arranjo do jardim em frente aos correios e do espaço onde esteve instalada a ponte militar, bem como a correcção do corrimão da nova ponte pedonal que se encontra muito baixo na extremidade e o arranjo da iluminação pois esta parte do jardim está praticamente às escuras.