domingo, 16 de maio de 2010

29 Maio Todos a Lisboa: Grande Manifestação de Protesto


As medidas recentemente anunciadas pelo PS, com a benção do PSD, vão agravar brutalmente a situação dos trabalhadores e da população em geral: Aumento de impostos, roubo nos salários, travão no investimento público (que ajuda a criar emprego), estagnação da economia, privatizações de sectores lucrativos e de interesse público, etc.
É necessário ir para a rua contestar tais medidas: É urgente participar e mobilizar em força para a Grande Manifestação promovida pela CGTP para Sábado 29 de Maio, com inicio às 15h00 no Marquês de Pombal em Lisboa. O nosso Partido apoia e apela para a urgência na participação nesta grande acção de luta e de protesto.
Em Torres Novas há autocarro com saída às 13h00 da Rodoviária, cabendo a cada um uma comparticipação de 5€ ida e volta sendo possível a inscrição no Centro de Trabalho pelos seguintes telefones: 249822050 - 913450752 -913450753

AUMENTO ESCANDALOSO DA ÁGUA EM TORRES NOVAS: A CDU em Torres Novas

Perante a possibilidade dopreço da água pública distribuída aos torrejanos poder vir a ter um aumento escandaloso médio de cerca de 40%, a CDU vai tomar uma posição pública de firme oosição a esta medida da Câmara Municipal que tornará a vida dos torrejanos ainda mais dificil. Numa altura em que a situação nacional é marcada por medidas de forte austeridade os torrejanos ainda têm que suportar mais esta medida do executivo PS de Torres Novas.
Na próxima segunda-feira decorrerá pelas 18 horas uma conferência de imprensa da CDU, a realizar no Centro de Trabalho do PCP, visando informar a Comunicação Social da tomada de posição da CDU.
Aqui neste espaço iremos mantendo informação actualizada sobre todas as formas de protesto que a CDU e o PCP levarão a efeito.

sábado, 15 de maio de 2010

domingo, 9 de maio de 2010

UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA

A Comissão Concelhia do PCP de Torres Novas levou a efeito, hoje 9 de Maio de 2010, uma visita a Peniche e ao seu Forte que no tempo do fascismo foi utilizada como prisão política.
Participaram nesta iniciativa cerca de 50 democratas da nossa região que homenagearam todos quantos em Portugal lutaram, muitas vezes com sacrifício da própria vida, contra o regime fascista de Salazar e Caetano.
A visita ocorreu num conexto em que em 2010 se comemora a fuga heróica de Álvaro Cunhal e de outros dirigentes comunistas da forteleza e que, hoje 9 de Maio, se comemorou igualmente os 65 anos da derrota militar do nazismo-fascismo - ideologias inspiradoras do ditadura portuguesa deposta em 25 de Abril de 1974.

A visita ao forte de Peniche  foi guiada por uma jovem técnica do Museu e foi acompanhada pelos torrejanos ANTÓNIO CANAIS e ANTÓNIO CANELAS, que tendo passado ambos largos anos encarcerados nessa masmorra fascista, enriqueceram esta visita com o seu relato pessoal e impressivo da vida prisional.

Deste Encontro com a História, os participantes conluiram da necessidade de se manter viva a memória sobre este período negro da História para que a memória impeça que de novo um dia esta História se venha a repetir.

Foi dando vivas à liberdade que se regressou a Torres Novas. Com a confiança  na ideologia, alicerçada na experiência da vida, de que é possível construir uma sociedade mais humana e liberta da  exploração e da opressão do Homem pelo Homem - A TERRA SEM AMOS!

Nota: A Comissão Concelhia do PCP de Torres Novas agradece a colaboração da Câmara Municipal de Peniche na organização desta visita

terça-feira, 4 de maio de 2010

CDU contra privatização dos CTT: Reunião de Câmara Municipal Torres Novas ( 4 Maio 2010)

Em reunião de Câmara Municipal, realizada hoje a CDU atavés do seu vereador Carlos Tomé propôs que a Câmara demonstrasse o seu desagrado pela privatização dos CTT que, no concelho de Torres Novas poderá a vir a ter sérias consequências, nomeadamente o encerramento das estações de Vila do Paço e Riachos. A referida proposta foi chumbada com os votos contra do PS e do PSD e o único voto favorável da CDU.






AQUI EM BAIXO A PROPOSTA DE CARLOS TOMÉ:

Proposta


Considerando que:

  • Os CTT são uma das mais importantes empresas públicas no nosso país;
  • O serviço público prestado pelos CTT é importante para a vida colectiva da população;
  • A privatização dos CTT só interessa aos grandes grupos económicos, sendo que a sua privatização implicaria a degradação do serviço postal e destruição do seu carácter universal;
  • A privatização pode implicar também o encerramento dos postos de correio localizados no nosso concelho, designadamente o de Vila do Paço e de Riachos;
  • A privatização pode provocar dificuldades acrescidas no recebimento por parte da população idosa das suas pensões que habitualmente utiliza os postos de CTT;
  • A privatização dos CTT pode determinar o aumento das tarifas e a redução de postos de trabalho.
Assim,

 por todas estas razões e porque se trata, no fundo, de uma medida que poderá afectar a qualidade de vida da população do nosso concelho, a Câmara Municipal de Torres Novas delibera manifestar o seu desagrado pela perspectiva de privatização dos CTT

Carlos Tomé

 Torres Novas, 04.05.10

Intervenções do vereador Carlos Tomé no período antes da ordem dia - Reunião Câmara em 20 Abril 2010

1. Os problemas relacionados com as cada vez mais precárias condições de acesso aos cuidados de saúde pelos habitantes de várias freguesias do nosso concelho continuam a agravar-se. Para além dos graves problemas relativos à falta de médicos na freguesia de Meia Via, Pedrógão e Ribeira Branca, também na freguesia de Olaia este problema se vai colocar a muito curto prazo com a criação de uma USF no Entroncamento. E para além disso, outras situações de carência deste tipo de cuidados poderão ser criadas com a reforma dos profissionais de saúde.

Recentemente veio a público a informação de que o ACES da Serra de Aire pretendia retirar o equipamento das instalações da extensão de saúde de Ribeira Branca que está encerrada há algum tempo. Mas felizmente parece que essa intenção não foi concretizada graças à intervenção do Vice Presidente da Câmara de demoveu o responsável.

No entanto, é importante que a Câmara acompanhe a par e passo todas estas situações e manifeste de forma activa a sua preocupação pelo que está a acontecer neste âmbito e pelos problemas que deverão surgir entretanto. Entendo que a Câmara não se pode alhear dos problemas da saúde no nosso concelho porque eles são fundamentais para a qualidade de vida da população. Por isso, a Câmara deve tomar uma posição concertada e forte junto dos responsáveis destas situações que afectam várias freguesias do nosso concelho manifestando a sua preocupação pelas mesmas.

2. Nos planos de actividades municipais há sempre algumas obras em estradas que estão elencadas e têm previsão de concretização, mas há depois uma rubrica que permite a realização de reparações e melhoramentos em algumas estradas sem que as mesmas estejam previstas no plano. Quer isto dizer que, para além das obras elencadas nos planos, a Câmara pode e deve também proceder à reparação de outras infraestruturas viárias. Devia por isso haver um planeamento e calendarização deste tipo de obras da forma a que a população e mesmo as Juntas pudessem ser informadas sobre o plano de intervenções camarárias.

A este respeito existem várias estradas à espera de reparação e que vão ficando cada vez mais necessitadas em resultado das chuvas. Por exemplo, a estada de Liteiros / Zibreira é um destes casos. O piso está muito mau e quando chove há troços que ficam intransitáveis. Por isso gostava de saber se a Câmara tem alguma programação deste tipo de intervenções e por outro lado gostava de saber se está prevista a reparação da citada estrada a curto prazo.

Carlos Tomé - 20.04.10

INTERVENÇÃO DE MANUEL LIGEIRO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL: Posição sobre as condições de trabalho dos membros da Assembleia

No dia 29 de Abril, Manuel Sousa Ligeiro foi um dos intervenientes na Assembleia Municipal em representação das posições da CDU. Na ocasião, Manuel Ligeiro, abordou algumas questões relativas às condições de trabalho dos eleitos da Assembleia Municipal. 
Ver intervenção completa clicando aqui.

Assembleia Municipal (29/04/10): CDU VOTA CONTRA CONTAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES NOVAS

CONHEÇA A DECLARAÇÃO DE VOTO DOS DEPUTADOS MUNICIPAIS DA CDU

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Deputado Municipal Ramiro Silva da CDU exige esclarecimentos

Ramiro Silva eleito da CDU, enviou hoje, 3 de Maio, um requerimento à mesa da Assembleia Municipal de Torres Novas onde é evidente a sua discordância política pela forma como a última Assembleia Muncipal foi conduzida, nomeadamente o seu silenciamento e a manifesta falta de resposta às questões levantadas pela CDU.
Nesse sentido, no referido requerimento, Ramiro Silva evoca a legislação em vigor e exige que a Mesa da Assembleia Municipal responda.
Conheça aqui em baixo o requerimento enviado hoje à mesa da Assembleia por Ramiro Silva.

REQUERIMENTO

Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia Municipal
de Torres Novas
Na sequência da última reunião da Assembleia Municipal e ao abrigo da legislação em vigor venho solicitar os seguintes esclarecimentos:

1. Na estrutura orgânica vem referenciado o gabinete da Policia Municipal, quais as reuniões de Câmara e Assembleia que criaram a Policia Municipal? Para que serve? Quais as competências? Quem o constitui?

2. A Câmara procedeu à devolução da quota de serviço aos municipes do que cobrou indevidamente? Como e quando o fez?

3. Taxa de recursos hidricos, a Câmara pode garantir que não vai recair sobre os municipes os retroativos, caso a inconstitucionalidade não se concretize ou se por outro motivo a Câmara a tiver que a implementar?

4. O contrato de vigilância do Palácio dos Desportos foi anulado , sendo os funcionários da Piscina a fazer o trabalho. Estão os mesmos habilitados a cumprir esta função?

5. Como é que devido a leituras em Julho o consumo de água no Estádio baixa 22.379€ para 1.418€?

6. Solicito cópia do relatório das recomendações elaborado pelo Revisor Oficial de Contas?

7. O Teatro Virginia apresentou um saldo liquido cerca de 77.000€ ? A Câmara pretende manter o mesmo nivel de financiamento em 2010? Em caso afirmativo, Porquê?

8. Solicito cópia da carta de renuncia do Deputado Municipal, Lobo Antunes.

9. Solicio cópia da acta da reunião da Câmara Municipal corrigida no que se refere ao ponto de aplicação do resultado liquido do exercicio de 2009, tal como deve ser apensada à acta da reunião da Assembleia Municipal.

10. Lembro que ficou na mesa um conjunto de questões sobre o Balanço Social e que ficaram por responder por escrito?

Com os melhores cumprimentos
Torres Novas, 3 Maio 2010
Ramiro Silva

Análise da CDU ao Balanço Social apresentado pela Câmara Municipal na Assembleia Municipal de 29 de Abril 2010

A Câmara entregou aos eleitos da Assembleia Municipal o seu Balanço Social relativo ao ano de 2009  - documento essencial para a análise das políticas de gestão de recursos humanos ao serviço do muncípio.
Conheça aqui a análise da CDU na Assembleia Municipal de 29 de Abril de 2010 ao Balanço Social da Câmara Municipal de Torres Novas.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER A POSIÇÃO INTEGRAL DA CDU

Assembleia Municipal Torres Novas (29 Abril 2010) - Outros assuntos colocados pela CDU no período antes da orem do dia

- O Alcatroamento da Estrada Liteiros e Zibreira -  entregamos fotos da estrada.


- Perguntamos que medidas pensa a Câmara tomar em relação à privatização dos CTT, que irá provocar a degradação do serviço postal e aumento de tarifas e a mais que certa medida de encerramento dos postos de Vila do Paço e Riachos.

 - Questionámos a Cãmara e o Presidente da Assembleia Municipal porque razão o Conselho Municipal de Segurança não reune há anos.

 - Indicámos para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Torres Novas, Ana Cristina Ribeiro Lopes, professora do Ensino Especial.


 - Elogiamos a acção da Junta da Ribeira Branca no dia 24 de Abril que mobilizou largas dezenas de pessoas na limpeza do Rio Almonda, numa acção de trabalho voluntário verdadeiramente exemplar


 - Pedimos para estar presentes no inicio das obras da Ponte dos Pimenteis nas Lapas obra que a Cãmara anda a prometer há anos.


- Chamamos mais uma vez a atenção para as dividas às Juntas e clubes com os exemplos de Clube Atlético Riachense ( 30.000€ ) e Clube de Andebol ( mais de 20.000€)

 - Registamos a disponibilidade da Cãmara em relação a uma proposta antiga da CDU, consagrada nas conclusões de umas Jornadas Autárquicas em relação às Hortas Urbanas.


 - Exigimos mais uma vez a concretização da Reunião da Cãmara com representantes das forças politicas da Assembleia com a Ministra da Saúde

                                                                Foto: Jornal Torrejano
                                        

Assembleia Municipal 29 Abril: CDU alertou para situação da Escola Adães Bermudes em Riachos

"A nossa questão prende-se com a recuperação da Escola Adães Bermudes, em Riachos.
A recuperação deste edifício é um projecto que já existe há muitos anos, mas que ainda não teve concretização efectiva.
Há cerca de 15 anos, quando a CDU estava na Junta de Freguesia de Riachos, Pereira Jorge propôs à Câmara que o edifício fosse recuperado com urgência aproveitando uma comparticipação financeira de cerca de 60%.
Escusado será dizer que esta proposta não foi concretizada, porque se o tivesse sido não estávamos hoje perante a enorme degradação do edifício que se agravou ainda mais durante estes últimos anos.
A perspectiva de recuperação do edifício passou sempre por se manter a traça original do mesmo, nomeadamente a fachada assim como os telhados laterais, tentando manter assim o elevado valor arquitectónico do edifício.
Recentemente apercebemo-nos de que o que estava inicialmente previsto não ia ser executado, ou seja que iria ser demolida a fachada e os telhados laterais, dando estes origem a dois espaços amplos como terraços, alterando assim as características arquitectónicas do edifício.
Quando a Assembleia de Freguesia de Riachos se apercebeu destas alterações, solicitou explicações e depois de uma reunião com os técnicos da Câmara obteve a garantia de que o problema estava ultrapassado e que o projecto inicial ia ser concretizado.
Este tipo de projectos, pela sua importância, deve ser sempre do conhecimento dos órgãos autárquicos da freguesia, e quando a Câmara pretende fazer alterações aos mesmos, deve auscultar esses órgãos, para que estes não sejam apanhados de surpresa com uma realidade que desconhecem.
Pretendemos assim saber em que situação se encontra o projecto de recuperação da Escola Adães Bermudes e que obras estão previstas para o edifício."

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal

Torres Novas, 29 de Abril de 2010

1º Maio: No distrito de Santarém também se luta