sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SOLIDARIEDADE INTERNACIONALISTA: "Cuba por todos, Todos por Cuba"


Por iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Cuba, a que se estão a associar muitas outras estruturas (sindicais, do movimento da paz e outros movimentos sociais e políticos), está em curso uma campanha de solidariedade com Cuba, duramente fustigada, no final de Agosto e primeiros dias de Setembro, pelos furacões Gustav e Ike. A campanha «Cuba por Todos, Todos por Cuba» tem por objectivo fazer chegar ao povo cubano géneros alimentares de primeira necessidade (conservas, leite em pó, farinhas, massas e arroz, feijão) e recolher fundos para apoiar a reconstrução.
O PCP apoia esta campanha, e apela a todos os seus militantes e simpatizantes a apoiar esta campanha de solidariedade para com um povo que, como o próprio lema indica, sempre deu o melhor de si em activa solidariedade com os outros povos, e que hoje enfrenta uma difícil situação por força das terríveis consequências de duas catástrofes naturais consecutivas.

Quem quiser contribuir pode fazer as suas entregas em Torres Novas no nosso Centro de Trabalho:
Rua 25 de Abril
2350 Torres Novas
Telefone/Fax: 249220500


Pode ler mais sobre esta campanha clicando aqui nesta frase.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ILDA FIGUEIREDO CUMPRIU: Comissão Europeia questionada sobre a situação na Fiação e Tecidos


PERGUNTA ESCRITA À COMISSÃO EUROPEIA

Apoio para manutenção do emprego da Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas


"Numa visita recente à Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas pude constatar que a empresa está a viver um momento de dificuldades financeiras resultantes sobretudo das consequências da falência recente de uma empresa britânica, que não lhes pagou cerca de 200 mil euros das mercadorias que lhes adquiriu.

Esta situação agravou os problemas de tesouraria e aumentou o atraso no pagamento de salários aos cerca de 160 trabalhadores, na sua maioria mulheres, que a Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas ainda emprega.

Registe-se que, nesta fábrica, já trabalharam largas centenas de trabalhadores, mas a liberalização da importação do comércio de produtos têxteis e de vestuário contribuiu para agravar a situação da empresa.
Entretanto, a fábrica conseguiu manter a sua imagem comercial e tem uma boa carteira de encomendas. Mas, para garantir e até aumentar o emprego, numa zona onde não há alternativas de emprego, é necessário realizar alguns pequenos investimentos visando melhorar a qualidade e garantir um fundo de maneio para evitar problemas de tesouraria e elevados encargos financeiros à banca.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:


1- Que apoios comunitários podem ser atribuídos à Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas, designadamente através de uma linha de crédito bonificada, para apoiar o seu fundo de maneio?


2- Que fundos comunitários a fundo perdido podem ser concedidos à empresa com o objectivo de apoiar a realização de investimentos, designadamente para a construção de uma pequena tinturaria de fio, para a
actualização da tecelagem e outras áreas de especialização da sua produção?


23 Setembro 2008

ILDA FIGUEIREDO

DEPUTADA EUROPEIA DO PARTICO COMUNISTA PORTUGUÊS"

terça-feira, 23 de setembro de 2008

É tempo de lutar, É tempo de mudar! - Mais força ao PCP


Integrado na Campanha Nacional desenvolvida pelo PCP, também os comunistas de Torres Novas contactarão hoje e durante toda a semana com os trabalhadores de diversas empresas do nosso concelho denunciando os objectivos do Governo PS expostos no seu Código do Trabalho que agrava a precariedade!
Defendemos e exigimos:
Emprego com Direitos! Não ao Código do Trabalho!
Basta de exploração!
Aumento de Salários! Uma vida melhor!

Pela Saúde no nosso Concelho!

Graças à sua luta, neste momento, as populações das freguesias do Pedrógão já têm Médico de Família. Falta agora que as freguesias de Ribeira Branca e Meia Via reconquistem o direito básico e constitucuional a Cuidados de saúde Primários de proximidade e qualidade. Só a continuação da luta destas populações pode garantir a reaburtura das extensões de saúde encerradas.
Porque quando se luta às vezes ganha-se,
quando não se luta perde-se sempre!
O Partido Comunista Português, através da sua Comissão Concelhia de Torres Novas, manifesta a sua disposição para continuar a lutar ao lado das populações!

domingo, 21 de setembro de 2008

Teses do XVIII Congresso aprovadas por unanimidade


O projecto de resolução política / Teses do XVIII Congresso do PCP foram discutidas e aprovadas por unanimidade, este fim de semana, na reunião do Comité Central. As teses serão publicadas no próximo número do jornal O AVANTE! e serão sujeitas a um amplo debate democrático que pretende chegar ao maior número de militantes, numa terceira e derradeira fase preparatória do Congresso.É esta a força democrática do Partido Comunista Português!
Ler a declaração de Jerónimo de Sousa, no final da reunião do Comité Central aqui


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ILDA FIGUEIREDO APÓS VISITAR TORRES NOVAS VAI QUESTIONAR COMISSÃO EUROPEIA


ILDA FIGUEIREDO EM TORRES NOVAS:
Pela defesa da produção! Emprego com Direitos
Ilda Figueiredo, deputada europeia do PCP, na sequência de uma visita ao distrito de Santarém, visitou ontem, 18 de Setembro, em Torres Novas, a Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas.
Durante a visita a eurodeputada e a delegação que a acompanhava, constatou junto dos trabalhadores a situação difícil da empresa, já que até esse dia ainda se encontravam por pagar os salários de Agosto, bem como o subsídio de férias e parte do subsídio de natal.Tendo estabelecido de imediato, espontaneamente, à entrada da Fábrica esse contacto com algumas trabalhadoras, a delegação do PCP reuniu posteriormente com a Administração da Empresa.
Ilda Figueiredo foi informada pela Administração que os problemas da fiação já têm alguns anos, tendo-se agravado com a liberalização dos mercados internacionais ( com especiais reflexos no sector têxtil) e mais recentemente por via da falência de um cliente Inglês da Fiação que terá ficado a dever cerca de 200.000 euros. A administração da Fiação esperava resolver a muito curto prazo o problema dos ordenados em atraso com recurso a um empréstimo bancário cujo, processo se encontraria em fase de resolução.
A deputada europeia do Partido Comunista Português realçou perante a Administração que o PCP, em Portugal em Bruxelas, defende: A produção nacional e o emprego com direitos! Mostrou ainda a sua preocupação com a situação dos trabalhadores da fábrica. Considerou que é fundamental salvar a Fiação, em defesa dos cerca de 160 postos de trabalho que a centenária empresa mantém. Assim, propôs que a Empresa se candidatasse a Fundos Comunitários, tendo informado que já na próxima semana questionará a Comissão Europeia em Bruxelas da viabilidade de a empresa vir a captar:
- apoios comunitários para a constituição um fundo de maneio, com uma linha de crédito bonificado que permita regularizar a liquidez da empresa, evitando os altos juros bancários
-apoios comunitários a fundo perdido para a modernização da sua linha de produção
Estas sugestões, terão sido bem acolhidas pela administração da empresa.
Mais tarde, ainda em Torres Novas, Ilda Figueiredo reuniu com a Comissão Inter-Sindical da Fiação, tendo dado a conhecer as suas preocupações, bem como manifestado a sua intenção de questionar Bruxelas sobre a situação da fábrica. Tal situação foi também aceite com receptividade pelos representantes dos trabalhadores.
Em Conferência de Imprensa realizada no Centro de Trabalho do PCP de Torres Novas, Ilda Figueiredo reafirmou a posição do PCP de defesa da Produção e do emprego com direitos.
Chamou a atenção para o facto de a produção nacional não ter sido prioridade dos sucessivos governos PS, PSD e CDS-PP, originando no país uma situação generalizada de Precariedade Laboral, Baixos Salários e Desemprego.
O Sector têxtil português em especial, sofreu ainda com a desregulação do comércio mundial sendo que o PCP em devido tempo defendeu uma cláusula de salvaguarda do comércio internacional.
A eurodeputada defendeu ainda que é essencial salvar a Fiação de Torres Novas, até porque na nossa região as empresas do sector produtivo têm sido sucessivamente liquidadas pelo que as consequências sociais do desemprego dos 160 trabalhadores da Fiação seriam altamente negativas. Ilda Figueiredo salientou novamente que o PCP é o único partido que defende a produção nacional, destacando que o PCP não é o partido do bota-abaixo mas é o Partido que defende o Trabalho e apresenta soluções para os problemas.
A Conferência de Imprensa encerraria com Ilda Figueiredo a anunciar que vai questionar Bruxelas sobre a viabilidade da Fiação formulando votos para que:
- A empresa regularize a situação salarial dos trabalhadores e que apresente a sua candidatura aos fundos comunitários
-o governo se junte ao PCP na sua batalha pela produção e pelo emprego com direitos, em Portugal e neste caso concreto, na histórica Fiação torrejana.


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Eurodeputada Comunista Ilda Figueiredo visita Torres Novas

Ilda Figueiredo, militante comunista e deputada europeia eleita pela CDU, visitará Torres Novas na próxima Quinta-Feira, 18 de Setembro.
No âmbito de uma visita ao distrito de Santarém, Ilda Figueiredo visitará pelas 15 horas a CTN - Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas, onde reunirá com a administração da empresa e posteriormente reunirá com a Comissão Inter-sindical.
Às 18 horas realizará uma Conferência de Imprensa no Centro de Trabalho do PCP.
Quem é Ilda Figueiredo?
58 anos.
Economista.
Membro do Comité Central do PCP.
Mestre em Planificação e Administração da Educação
Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991.
Foi membro do Comité Misto Assembleia da República / Parlamento Europeu.
Foi vereadora na Câmara Municipal do Porto.
Foi membro da Assembleia da Área Metropolitana do Porto
É vereadora na Câmara Municipal de Gaia.

Responsabilidades no PE:
Vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica
Vice-presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais
Membro da Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros
Membro suplente da Comissão da Agricultura
Membro do Grupo de Coordenação do PE para a Estratégia de Lisboa
Membro da Delegação para as Relações com o Mercosul
Membro da Assembleia Eurolat
Membro da Assembleia Euromed

terça-feira, 9 de setembro de 2008


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Viva a Festa do Avante! de 2009

JERÓNIMO DE SOUSA
Discurso de encerramento Festa do Avante! 2008: clicar aqui em baixo


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

...aí está a nossa Festa.
Até Domingo:
A Festa dos Comunistas portugueses.
A Festa da Cultura, da Alegria, do Desporto, da Solidariedade Internacional.
A Festa que é também de todos aqueles, sendo comunistas ou não, que a vivem e dela fazem um momento de confraternização, de amizade e de Paz.
A Festa do Portugal de Abril!