quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ILDA FIGUEIREDO CUMPRIU: Comissão Europeia questionada sobre a situação na Fiação e Tecidos


PERGUNTA ESCRITA À COMISSÃO EUROPEIA

Apoio para manutenção do emprego da Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas


"Numa visita recente à Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas pude constatar que a empresa está a viver um momento de dificuldades financeiras resultantes sobretudo das consequências da falência recente de uma empresa britânica, que não lhes pagou cerca de 200 mil euros das mercadorias que lhes adquiriu.

Esta situação agravou os problemas de tesouraria e aumentou o atraso no pagamento de salários aos cerca de 160 trabalhadores, na sua maioria mulheres, que a Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas ainda emprega.

Registe-se que, nesta fábrica, já trabalharam largas centenas de trabalhadores, mas a liberalização da importação do comércio de produtos têxteis e de vestuário contribuiu para agravar a situação da empresa.
Entretanto, a fábrica conseguiu manter a sua imagem comercial e tem uma boa carteira de encomendas. Mas, para garantir e até aumentar o emprego, numa zona onde não há alternativas de emprego, é necessário realizar alguns pequenos investimentos visando melhorar a qualidade e garantir um fundo de maneio para evitar problemas de tesouraria e elevados encargos financeiros à banca.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:


1- Que apoios comunitários podem ser atribuídos à Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas, designadamente através de uma linha de crédito bonificada, para apoiar o seu fundo de maneio?


2- Que fundos comunitários a fundo perdido podem ser concedidos à empresa com o objectivo de apoiar a realização de investimentos, designadamente para a construção de uma pequena tinturaria de fio, para a
actualização da tecelagem e outras áreas de especialização da sua produção?


23 Setembro 2008

ILDA FIGUEIREDO

DEPUTADA EUROPEIA DO PARTICO COMUNISTA PORTUGUÊS"