quarta-feira, 13 de maio de 2009

Faleceu Álvaro Favas Brasileiro

(foto O Mirante)


Faleceu o camarada de Alpiarça Álvaro Favas Brasileiro. Militante do PCP foi deputado na Assembleia da República eleito pelo distrito de Santarém.


O seu primeiro contacto com o PCP dá-se em 1958 e logo nesse ano faz parte da comissão de apoio à candidatura de Humberto Delgado.


Conhece as prisões fascistas de Aljube e Caxias em 1963, sendo julgado na Boa-Hora e defendido por Jorge Sampaio.


Quando sai da prisão retoma a actividade política em 1969 apoiando a campanha da CDE e empenha-se na formação e organizaçãode comissões de defesa dos seareiros de melão e tomate no Ribatejo.



Em 1972 fez parte da Comissão Nacional do Congresso Democrático em Aveiro. Em 1973 integrou as listas da CDE no distrito de Santarém tendo nessa ocasião participado em várias sessões de campanha em Torres Novas onde sempre foi muito estimado.


Depois do 25 de Abril de 1974 integrou a Comissão Admnistrativa da Câmara de Alpiarça, foi um dos fundadores da Cooperativa Agrícola Mouchão do Inglês, fez parte da direcção do sindicato dos operários agrícolas do distrito de Santarém.


Em 1979 foi candidato pela APU à Assembleia da República, tendo como deputado exercido os cargos de secretário, vice-presidente e presidente da comissão parlamentar de agricultura. Em 1991, depois de 12 anos na Assembleia da República continuou a dedicar-se às causas da sua terra.


Sendo a sua vida um exemplo de luta e coragem para as gerações mais novas do Ribatejo, a concelhia do PCP de Torres Novas envia à família de Álvaro Favas Brasileiro e aos camaradas de Alpiarça um abraço de fraternidade.