No passado dia 3 de Novembro o novo executivo saído das Eleições autárquicas de Outubro, reuniu pela primeira vez.
O vereador da CDU, propôs uma série de medidas visando em primeiro lugar uma melhor democracia local, criando as condições práticas para que se possa "desenvolver um trabalho sério, cuidado e com conhecimento profundo das matérias em causa, desde que sejam criadas as condições mínimas para esse efeito."
Assim Carlos Tomé propôs as seguintes medidas com as votações respectivas:
1. Realização de reuniões de Câmara semanais, sendo que todas as reuniões deliberativas devem ser públicas; - 5 contra (PS) 1 favor (CDU) 1 abst. (PSD)
2. Realização de reuniões de Câmara descentralizadas nas freguesias, com a periodicidade de uma reunião mensal em cada freguesia; - retirado
3. Realização de reuniões de Câmara privadas, para análise de projectos e processos de alguma complexidade ou que exijam a presença de técnicos;- aprovado por unanimidade
4. Realização de reuniões de Câmara semestrais com os presidentes das Juntas de Freguesia, para acompanhamento da execução dos trabalhos a realizar no concelho e das necessidades em cada freguesia; - 5 contra (PS) 1 favor (CDU) 1 abst. (PSD)
5. Realização de reuniões de Câmara semestrais para análise da situação financeira do Município, com apresentação e análise de relatório técnico pormenorizado sobre a mesma e acompanhamento da execução do Plano de Actividades; - aprovado por unanimidade
6. Realização de reuniões de Câmara anuais com as instituições de carácter social, colectividades, associações, clubes desportivos e instituições do concelho, para acompanhamento da realidade social, cultural e desportiva do concelho e das actividades desenvolvidas e a desenvolver; - 5 contra (PS) 1 favor (CDU) 1 abst. (PSD)
7. Realização de sessões abertas à população e com a participação de entidades diversas e técnicos para discussão dos assuntos e projectos de maior impacto e relevo para o futuro do nosso concelho. - 6 contra (PS + PSD) 1 favor (CDU)