quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Situação de Edifício da Escola Secundária Maria Lamas




Tendo em atenção as notícias surgidas no passado fim de semana na imprensa local, nomeadamente no jornal O ALMONDA, dando conta da situação em que se encontra um dos edifícios da Escola Secundária Maria Lamas em Torres Novas, a Comissão Concelhia do PCP emitiu o seguinte comentário:

" A notícia publicada em o Almonda de 22 de Janeiro 2010, sugerindo a possibilidade de o mais novo edifício da Escola Maria Lamas ser demolido, vem levantar um conjunto de intrerrogações que urge esclarecer.
Desde logo, e para o PCP, a mais importante é a segurança do edifício.
A ser verdade que o edificio não tem segurança, o PCP pergunta, a quem de direito, porque se mantém aberto em funcionamento? Quem se responsabiliza por um eventual desastre? A Informação não é fidedigna ou não está a ser levada a sério?
O PCP entende que o edificio terá que ser encerrado se não tiver segurança para nele funcionarem as aulas, salvaguardando a segurança dos alunos, dos professores, dos funcionários e público em geral.
O Ministério da Educação/Escola Maria Lamas deverão encontrar rapidamente a solução alternativa a este edifício, de forma a garantir que os alunos não sejam prejudicados no ano lectivo.
Por outro lado, segundo a notícia publicada, os problemas do edifício “andam a ser denunciados”, pela Escola, há quatro anos e ninguém os resolve? O PCP entende que é preciso averiguar rapidamente quais as razões que estão na origem da não resolução destes problemas.
A terceira questão diz respeito à qualidade da construção e às condições da sua recepção. O PCP pergunta como é possível a construção de um edificio, que se destina a albergar diariamente centenas de pessoas, sem que as condições de segurança estejam asseguradas, bem como vários defeitos de construção e inadequação do espaço aos fins a que se destina. E como é possível a sua recepção nestas condições?
Finalmente, segundo a notícia o edificio terá custado um milhão de euros. Dinheiro que saiu dos cofres do Estado, logo do bolso dos contribuintes! Constitui mais um exemplo de mau uso dos dinheiros públicos! O PCP exige que seja esclarecida a situação e sejam encotrados os responsáveis pela mesma!
O PCP tudo fará, junto das entidades competentes, nomeadamente o Ministério da Educação, para que estas questões sejam esclarecidas tão rapidamente quanto possível."
Torres Novas, 25 de Janeiro de 2010
A Comissão Concelhia de Torres Novas do PCP

domingo, 24 de janeiro de 2010

Jerónimo de Sousa, ontem, em Tomar: LUTAR CONTRA AS INJUSTIÇAS - EXIGIR UMA VIDA MELHOR!

pcp campanha 2010.gif


Ao mesmo tempo em que, por todo o País, as organizações do Partido ultimavam a preparação das primeiras acções da campanha nacional «Com o PCP, lutar contra as injustiças, exigir uma vida melhor», Jerónimo de Sousa participou ontem, Sábado, em Tomar, numa sessão pública de solidariedade com os trabalhadores com graves problemas sociais - o lançamento, no terreno, desta campanha que, até ao final de Março, estará nas empresas e nas ruas de todo o País. Na ocasião, o Secretário-geral do PCP garantiu que os comunistas empenharão, como até aqui, «todas as suas forças» na luta contra o desemprego, a precariedade e os baixos salários. Fenómenos que, afirmou Jerónimo de Sousa, não só afectam quem os enfrenta directa ou indirectamente mas prejudicam o próprio País. Com os actuais 700 mil desempregados, realçou, a economia nacional vê-se privada de 20 mil milhões de euros anuais.Com esta campanha, adiantou Jerónimo de Sousa, o PCP pretende esclarecer e mobilizar os trabalhadores e a população para a necessidade de lutar por uma nova política, que garanta o pleno emprego, a valorização dos direitos dos trabalhadores e o aumento dos salários e pensões.


pcp tomar.jpg


Precisamente o oposto daquilo que está a ser preparado entre o PS e os partidos da direita para o Orçamento de Estado. O que está em preparação, denunciou, é um orçamento que prossiga e agrave os sacrifícios para ostrabalhadores e permita o aumento dos lucros e dos benefícios para o grande capital. «Em 2009, os cinco maiores bancos a actuar em Portugal obtiveram lucros de 5,5 milhões de euros por dia.

Reafirmando a sua convicção de que o «nem o País está condenado ao atraso nem o povo está condenado a uma vida pior», Jerónimo de Sousa manifestou a convicção de que «será a luta a determinar a ruptura com a política de direita e a impor uma nova política». Nesta luta, garantiu, «podem contar com o PCP».

Antes, Rui Aldeano, do Comité Central e dirigente regional do Partido, tinha já alertado para a difícil situação que se vive no distrito, marcada pelos encerramentos de empresas, o aumento da exploração e as dramáticas condiçõesde vida de muitos trabalhadores. O caminho é «resistir e lutar corajosamente», afirmou. Como têm feito, aliás, os trabalhadores de muitas das empresas do distrito de Santarém.

A sessão começou precisamente a dar voz a estes trabalhadores. Que, com a sua luta, resistem aos desmandos patronais e à indiferença governamental. António Basílio, da Comissão Sindical da IFM Platex, destacou a longa e dura luta dos trabalhadores desta empresa em defesa dos postos de trabalho, contra o encerramento: «queremos trabalhar e queremos produzir, não queremos engrossar as longas listas de desempregados.» Segundo o sindicalista, não foram muitas as portas que se abriram às suas reivindicações - se o Ministério da Economia prometeu intervir em 11 de Dezembro (sem que até agora tivesse surgido qualquer medida concreta), o Ministério do Trabalho ou a Comissão Parlamentar do Trabalho nem sequer recebeu os trabalhadores. O PCP apresentou já um requerimento ao Governo sobre a situação da empresa,que exporta 60 por cento do que produz.

Francisco Lopes, da *João Salvador*, denunciou os 11 meses de salários em atraso e o envio de máquinas desta empresa para Angola.

pcp tomar 2.jpg

IN www.pcp.pt

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SESSÃO PÚBLICA COM JERÓNIMO DE SOUSA

SOLIDAR.gif

SOLIDARIEDADE

COM OS TRABALHADORES ATINGIDOS POR GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS

SESSÃO PÚBLICA

TOMAR

SÁBADO, 23 JANEIRO - 15H30

BIBLIOTECA MUNICIPAL

COM A PRESENÇA DE JERÓNIMO DE SOUSA



O PCP está a desenvolver uma Campanha Nacional sob o lema «Com o PCP, Lutar contra as injustiças Exigir uma vida melhor», que decorrerá até ao final de Março.


No quadro das diversas iniciativas que serão promovidas no distrito de Santarém, o Secretário-geral do PCP desloca-se a Tomar (auditório da Biblioteca Municipal) no próximo Sábado, 23 de Janeiro, a partir das 15,30h, para participar numa sessão pública de solidariedade com os trabalhadores do distrito atingidos por graves problemas sociais.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ACTIVIDADE PARLAMENTAR DO PCP

Algumas perguntas formuladas pelo Grupo Parlamentar do PCP ao Governo reativamente a questões de interesse para o distrito de Santarém:

- Pergunta 670 de 17 Dezembro 2009:
( Cursos de Fotografia e Restauro)

-Pergunta 648 18 Dezembro 2009

-Pergunta 814 de 8 Janiero 2010

-Pergunta 817 de 8 Janeiro 2010:






terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DEBATE: O MOVIMENTO ASSOCIATIVO POPULAR

QUARTA-FEIRA, 13 DEZEMBRO 2010
21h30
CENTRO DE TRABALHO DO PCP
TORRES NOVAS

Debate com activistas da CDU e do PCP sobre o Movimento Associativo Popular
com a presença de
AUGUSTO FLÔR
- Presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades
- Membro de grupo de estudos para o Movimento Associativo junto do Comité Central do PCP

ALGUNS TEMAS EM DEBATE:
- A contribuição do movimento associativo para o alargamento da consciência social
- O Movimento Associativo Popular como um amplo espaço de participação popular, de formação de consciência política e social e promoção de valores e concepções progressistas.
-Conhecer melhor a realidade do associativismo torrejano e relatar experiências de outras organizações