quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Situação de Edifício da Escola Secundária Maria Lamas




Tendo em atenção as notícias surgidas no passado fim de semana na imprensa local, nomeadamente no jornal O ALMONDA, dando conta da situação em que se encontra um dos edifícios da Escola Secundária Maria Lamas em Torres Novas, a Comissão Concelhia do PCP emitiu o seguinte comentário:

" A notícia publicada em o Almonda de 22 de Janeiro 2010, sugerindo a possibilidade de o mais novo edifício da Escola Maria Lamas ser demolido, vem levantar um conjunto de intrerrogações que urge esclarecer.
Desde logo, e para o PCP, a mais importante é a segurança do edifício.
A ser verdade que o edificio não tem segurança, o PCP pergunta, a quem de direito, porque se mantém aberto em funcionamento? Quem se responsabiliza por um eventual desastre? A Informação não é fidedigna ou não está a ser levada a sério?
O PCP entende que o edificio terá que ser encerrado se não tiver segurança para nele funcionarem as aulas, salvaguardando a segurança dos alunos, dos professores, dos funcionários e público em geral.
O Ministério da Educação/Escola Maria Lamas deverão encontrar rapidamente a solução alternativa a este edifício, de forma a garantir que os alunos não sejam prejudicados no ano lectivo.
Por outro lado, segundo a notícia publicada, os problemas do edifício “andam a ser denunciados”, pela Escola, há quatro anos e ninguém os resolve? O PCP entende que é preciso averiguar rapidamente quais as razões que estão na origem da não resolução destes problemas.
A terceira questão diz respeito à qualidade da construção e às condições da sua recepção. O PCP pergunta como é possível a construção de um edificio, que se destina a albergar diariamente centenas de pessoas, sem que as condições de segurança estejam asseguradas, bem como vários defeitos de construção e inadequação do espaço aos fins a que se destina. E como é possível a sua recepção nestas condições?
Finalmente, segundo a notícia o edificio terá custado um milhão de euros. Dinheiro que saiu dos cofres do Estado, logo do bolso dos contribuintes! Constitui mais um exemplo de mau uso dos dinheiros públicos! O PCP exige que seja esclarecida a situação e sejam encotrados os responsáveis pela mesma!
O PCP tudo fará, junto das entidades competentes, nomeadamente o Ministério da Educação, para que estas questões sejam esclarecidas tão rapidamente quanto possível."
Torres Novas, 25 de Janeiro de 2010
A Comissão Concelhia de Torres Novas do PCP