quinta-feira, 29 de abril de 2010

1º Maio 2010: TODOS A SANTARÈM!

Comemorar o 1º de Maio é reforçar os princípios de Abril na luta por melhores salários e contra a exploração.
Vem comemorar com a CGTP em Santarém.
Não basta criticar estas políticas que tanto nos atingem, é preciso dar expressão á nossa revolta
Junta-te a nós em Santarém!

O PCP nas comemorações oficiais do 25 Abril em Torres Novas

( foto: CMTN)
Manuel Ligeiro:
"Haverá sempre crise na ponta de um cinto que se aperta sempre mais e mais!"

A Câmara Municipal de Torres Novas voltou este ano a comemorar o aniversário do 25 de Abril, optando mais uma vez pelo figurino que tem vindo a adoptar nestes últimos anos.
A sessão solene decorre no Teatro Virgínia, à tarde e inicia-se com o hastear da bandeira nacional acompanhada do Hino nacional.
Antes do momento musical, este ano com a presença do instrumentista JÚLIO PEREIRA, houve lugar às intervenções políticas dos representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal e dos Presidentes da Assembleia e Câmara Municipal.
Este ano, Mnuel Ligeiro representou o PCP numa intervenção que iniciou relembrando as conquistas de Abril dando especial enfoque à sucessiva perda de direitos que os portugueses têm tido.
Manuel Ligeiro recordou o socialismo na gaveta de Mário Soares e com um toque de ironia afirmou que " se o PREC (Processo Revolucionário em Curso) (...) deu muitas dores de cabeça a alguns portugueses (os mais bem instalados na vida), Este PEC virá trazer muitas dores de barriga à grande maioria dos portugueses, especialmente, às classes mais desfavorecidas."
Na sua intervenção, o militante comunista membro da Assembleia Municipal caracterizando a situação que se vive actualmente no país afirmou ainda que "haverá sempre uma crise na ponta de um cinto que se aperta sempre mais e mais!"
Rematando a sua aplaudida intervenção, Manuel Ligeiro deixou espaço para a esperança que os ideiais de abril encerra e que essa esperança "passa por cumprir os ideais de Abril!"

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comissão Unitária comemorou 25 Abril

Mais uma vez, uma Comissão Unitária e Independente de democratas torrejanos comemorou o 25 de Abril. A exemplo do que sucede desde há largos anos a iniciativa serviu para juntar democratas torrejanos, num tradicional almoço que relembrando o passado pretende projectar no presente e no futuro os valores fraternos da Revolução dos cravos.
Num ambiente são de convívio democrático a intervenção de fundo deste ano coube a Susana Gaspar, coreógrafa / bailarina e membro da Assembleia Municipal de Torres Novas eleita pela CDU.
Numa primavera marcada por catástrofes provocados por intempéries, a intervenção da eleita comunista foi marcada pela originalidade, incidindo nas questões ambientais e na forma como o ser Humano tem explorado os recursos do planeta, relembrando que o sistema económico que domina o planeta é também responsável pelos fenómenos destrutivos da natureza. A este propósito Susana Gaspar acrescentaria que se é necessário  "exigir terra e meios de produção para nós, a lutar pela partilha da terra entre todos os homens (porque nem isso é ainda uma realidade), mas percebermos que essa luta é só um caminho, porque a terra não é de ninguém, e a natureza não é apropriável. "

Prestação de Contas e Relatório de Gestão de 2009

A CDU votou contra a Prestação de Contas e Relatório de Gestão de 2009 apresentado da Câmara Municipal de Torres Novas.Genericamente estas contas reflectem uma gestão municipal incorrecta e com falta de rigor.
O vereador Carlos Tomé elencou, em síntese, as seguintes razões para o voto contra da CDU:
-foram efectuadas 54 modificações ao orçamento da despesa, sendo 52 alterações e 2 revisões. O orçamento da receita sofreu 7 alterações e 2 revisões.
-as receitas são empoladas de molde a cobrir as despesas e a transmitir sustentabilidade financeira e contabilística às obras previstas nos planos
-o orçamento da despesa total  foi executado em apenas 47,44% pois previu-se uma receita de 73,324 milhões e apenas se executaram 38,758 milhões.No entanto a despesa corrente tem aumentado sistematicamente de ano para ano sendo de realçar o aumento de encargos com o pessoal, com aquisição de bens e serviços e com subsídios.Acresce que as receitas correntes arrecadas são inferiores às despesas correntes pagas
-no ano de 2009 o município apenas arrecadou 34,93% de receitas próprias no total das receitas, ficando longe do objectivo da independência financeira
- o Plano Plurianual de Investimentos apenas foi cumprido em32,01%
-a dívida aumentou 4,18% tendo passado de 32,939 milhões de euros para 34,358 milhões
-as capacidades de endividamento líquido e de empréstimos de médio e longo prazo foram ultrapassadas, sendo que a ultrapassagem da capacidade do endividamento líquido terá consequências sancionatórias para o município pelo seu incumprimento, o que é grave
-Os resultados finais de 2009 representam um resultado líquido do exercício negativo, pela primeira vez desde a implementação do POCAL

CONTAS DO TEATRO VIRGÍNIA:Vereador da CDU na Câmara Municipal abstem-se

Perante as contas da Empresa Municipal Teatro Virgínia, o vereador da CDU na Câmara Municipal de Torres Novas optou pela abstenção.
Essa posição parte desde logo pelo facto de o vereador Carlos Tomé pretender uma reunião entre os responsáveis do Teatro e " para avaliação concreta do seu trabalho e análise prospectiva das suas futuras actividades. Essa promessa foi assumida por diversas vezes pelo Presidente da Câmara mas até agora nunca foi cumprida. "
Tal facto tem impedido uma análise profunda que este assunto requer.
O vereador da CDU chamou a atenção para a necessidade de o Teatro reforçar a sua ligação à comunidade local e com uma programação que esqueça os criadores culturais locais - sendo que, a CDU reconhece que têm neste sentido, vindo a ser dado passos importantes em que o Teatro tem procurado a colaboração de alguns agentes locais "nomeadamente como o Coral Sinfónico, Os Camponeses de Riachos, Velha Filarmónica Riachense, Teatro da Meia Via, Escola de Dança Helena Azevedo, O Corpo da Dança - Escola de Dança de Marta Tomé e Cine Clube."
No entanto a CDU chama a atenção para o altos valores de financiamento da Cãmara ao Teatro com
um aumento, entre 2008 e 2009, do subsídio municipal no montante de 152.851 euros o que significa um aumento de 44,05%.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Faleceu Sofia Ferreira

É com profundo pesar que o PCP informa que faleceu Sofia de Oliveira Ferreira Santo, aos 87 anos. Nascida a 1 de Maio de 1922, em Alhandra, Sofia Ferreira era filha de trabalhadores agrícolas, tendo dedicado toda a sua vida ao PCP e à luta pela democracia, a liberdade e o socialismo.
Tendo aderido ao Partido Comunista Português em 1945, Sofia Ferreira passou à clandestinidade em 1946. Exercendo diversas responsabilidades desde esse momento – primeiro na imprensa clandestina, depois em tarefas junto do Secretariado do Comité Central, e mais tarde integrando a Organização Local do Porto onde foi responsável pela organização partidária em empresas têxteis e em serviços da Função Pública –, Sofia Ferreira foi eleita para o Comité Central no V Congresso em 1957, responsabilidade que manteve até 1988.
Presa pela primeira vez em 1949 na casa do Luso com Álvaro Cunhal e Militão Ribeiro, Sofia Ferreira voltaria a conhecer a prisão e a tortura em 1959, tendo passado mais de 13 anos nas prisões fascistas.

Depois de algum tempo na União Soviética, Sofia Ferreira regressa em 1969 à luta clandestina assumindo, primeiro, tarefas na Organização Regional de Setúbal, integrando depois a Direcção Regional de Lisboa tendo desempenhado várias tarefas de responsabilidade até ao 25 de Abril de 1974.
Assumindo papel importante nas acções reivindicativas pela libertação imediata dos presos políticos, pela extinção da PIDE, pelo fim da censura e pela defesa e consolidação das liberdades democráticas, Sofia Ferreira assumiu no Portugal de Abril tarefas na Direcção das Organizações Regionais de Lisboa, Setúbal e Beira Litoral. Sofia Ferreira integrava desde 1987 o Grupo de Trabalho do Arquivo Histórico do PCP tarefa que desempenhou com a dedicação e empenho que a acompanhou em todo o seu percurso partidário.
O corpo estará a partir das 17h, de 22 de Abril, no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa, realizando-se a cremação, dia 23 de Abril, às 17h30, neste cemitério.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Retirada de equipamento na Extensão de Saúde da Ribeira: Deputado António Filipe interroga governo

António Filipe, deputado do PCP eleito pelo distrito de Santarém questionou o governo esta semana o governo sobre a retirada de equipamento na Extensão de Saúde de Ribeira Branca - Torres Novas.
Relembre-se que a Extensão de Saúde desde há quatro anos que não assegura serviços médicos de proximidade e já foi desactivado o serviço de enfermagem. Agora para agravar a situação  o Agrupamento de Centros de Saúde da Serra de Aire informou a Junta de Freguesia da sua intenção de retirar o equipamento e o mobiliário existente nessa extensão de saúde, intenção que a concretizar-se constituirá um constitui um duro golpe para as populações.
Assim o deputado comunista interrogou  o governo sobre as perspectivas existentes quanto ao funcionamento da extensão de saúde da Ribeira existente nas instalações da respectiva Junta de Freguesia, e por que razão não é dotada essa extensão do pessoal médico e de enfermagem que seria suposto e necessário existir para garantir os cuidados de saúde da população abrangida.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CDU chumba proposta de Orçamento da Câmara Municipal para 2010

Carlos Tomé, vereador da CDU na Câmara Municipal de Torres Novas chumbou a proposta de Orçamento apresentado para 2010 pela maioria PS.

Na declaração de voto, Tomé, sustentou a sua posição nalguns aspectos fundamentais:

- O vereador da CDU criticou o atraso com que o Orçamento foi apresentado assim como a ausência de discussão e de debate do documento, apresentado à pressa como um mero formalismo “que tem de ser cumprido, elaborado à pressa, com pouco rigor e encarado mais uma vez de modo ligeiro.”

- Empolamento da previsão de receitas, com vista a cobrir as despesas, quando se sabe que sucessivamente, de ano para ano a execução orçamental tem sido muito baixa.

- Falta de rigor no plano de actividades : “é irrealista ao elencar inúmeras obras e iniciativas que não serão realizadas, porque pura e simplesmente não haverá verbas para as concretizar; não contem uma definição estratégica de prioridades ou de calendarização das obras, pois todas elas começam em 01.01.10 e terminam em 31.12.10; há sectores que não merecem uma aposta substancial e pela sua importância no contexto concelhio deviam merecer; há obras que se arrastam de Plano para Plano durante anos a fio sem verem a luz do dia e outras que pura e simplesmente desapareceram dos Planos sem deixar rasto.”, considera o vereador eleito pela CDU.

- Falta de atenção às questões ambientais, nomeadamente do Rio Almonda e do Ordenamento do Território
- Ausência neste orçamento de novos critérios para apoio ao associativismo
- Manutenção de critérios obsoletos nas transferências meios financeiros para as juntas de freguesia
- Manutenção no Plano de “velhas” promessas de obra e desaparecimento de outras que nunca passaram de projecto
- Falta de discussão do GOP 2009 – 2013.

O Orçamento acabou por ser aprovado em reunião de Câmara no passado dia 15 de Abril com os votos favoráveis do PS e abstenção do PSD. Conheça aqui toda a declaração de voto do vereador Carlos Tomé da CDU. CLIQUE AQUI




quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estrada Liteiros - Zibreira

Na última Assembleia Municipal, a CDU apresentou uma recomendação à Câmara Municipal para a adopção de medidas de recuperação e manutenção da degradada rede viária de Torres Novas – como fizemos referência na altura neste blogue e cujo texto integral pode ser lido clicando aqui.
Na altura uma das estradas apontadas como exemplo de abandono foi a Rua 10 de Junho que liga Liteiros a Zibreira – um eixo essencial na rede viária do nosso concelho e há largos anos a carecer de obras. Aliás, já na Assembleia de Freguesia de S. Maria, tem sido recorrente a chamada de atenção pela CDU para esta estrada (?).
Publicamos uma série de fotografias actuais e que demonstram o estado a que chegou a Rua 10 de Junho / Estrada Liteiros – Zibreira.
A CDU compromete-se a lutar pela requalificação desta via bem como de outras de importância para as populações. Amanhã, na reunião da Câmara Muncipal de Torres Novas, tomaremos de novo posição.


domingo, 11 de abril de 2010

PASSEIO CONVÍVIO: Peniche ( com visita guiada ao Forte) e Óbidos

...Um Encontro com a História
para que não fique esquecida!

DOMINGO 9 de Maio 2010

Saída de Torres Novas: 9h00
Regresso até às 20h00

INSCRIÇÕES ATÉ 2 DE MAIO
Centro de Trabalho do PCP
Casa Espanhol
Telefones: 249822050 - 913450752

O 25 ABRIL EM PALVRAS, MÚSICA E DANÇA!

Sessão Comemorativa do 36º aniversário

Torres Novas, 20 Abril 2010
21h00
- Choral Phydellius ( Quinta da Lezíria)

Com
José Casanova -   Director de " O Avante!"
Susana Gaspar -   Bailarina e Coreógrafa
Vanessa Borges - Música

sábado, 3 de abril de 2010

CDU apresenta propostas na Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Conheça as principais propostas da CDU, na discussão sobre as “Opções do Plano e Orçamento de 2010” apresentadas na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em 31 de Março de 2010.

Assembleia da Comunidade InterMunicipal do Medio Tejo: CDU exige discussão da Saúde na Região

A SAÚDE NO MÉDIO TEJO

A saúde pessoal é o bem mais precioso de que as pessoas dispõem. A Saúde pública é um bem valioso que as comunidades têm obrigação de preservar!
A saúde das pessoas que vivem no Médio Tejo não tem sido bem acautelada! Basta notar, por exemplo, que muitos habitantes do Médio Tejo têm necessidade de procurar cuidados de saúde fora do Centro Hospitalar do Médio Tejo quando poderia não ser necessário, e mais de 20% não têm Médico de Família.
No entender da CDU, esta situação tem origem no facto de o Governo não investir no Serviço Nacional de Saúde em geral e no Centro Hospitalar do Médio Tejo em particular.
Com efeito, a falta de investimento no Centro Hospitalar traduz-se, em termos práticos:

- Na não abertura de todos os serviços previstos, como por exemplo, o de Medicina Física e de Reabilitação em Tomar, dimensionado para servir 1 200 000 pessoas;

- No não desenvolvimento de outros com grandes potencialidades, como será o caso de Cardiologia, em Torres Novas, entre outros;

- No sub-financiamento do Centro Hospitalar que não tem permitido o seu “normal” desenvolvimento (instalação faseada dos serviços);

- Na ausência de uma estratégia de desenvolvimento que permita potenciar toda a capacidade instalada;

- Na nomeação de equipas de gestão completamente desenquadradas das necessidades e interesses do Médio Tejo;

As consequências estão à vista:

- O clima interno dos hospitais é de desânimo, de desorientação e de incerteza no futuro;

 Os resultados da gestão relativos a 2009, embora ainda não conhecidos oficialmente, serão fracos:

* A produção dos serviços será menor que em anos anteriores;

* Os custos de exploração serão superiores;

* O deficit real será bastante mais elevado que o previsto;

- A ausência de um plano estratégico de desenvolvimento e de projectos atractivos que fixem os médicos (e outros técnicos) que trabalham no Centro e possam atrair outros, levam a que um conjunto significativo de médicos, de várias especialidades, admita a hipótese de deixar o Centro. Os serviços correm o risco de encerar por falta de pessoal!

O actual Conselho de Administração, em fim de mandato, não tem condições nem credibilidade para “dar a volta” à situação.
É pois tempo de agir. É tempo de “O Médio Tejo” exigir que o Centro Hospitalar seja gerido de acordo com os interesses daqueles que serve.
A juntar a estes factos, verifica-se um agravar dos problemas no âmbito dos cuidados primários de saúde com o aumento de utentes sem médico de familia, situação que tende a piorar com as reformas e as ameaças de novas USF.
Perante tais factos a CDU propôe, que na próxima reunião deste orgão, seja incluído na ordem de trabalhos, um ponto para se discutir as questões da saúde no Médio Tejo.

31 de Março de 2010

Os Eleitos da CDU