terça-feira, 31 de março de 2009

SOLIDARIEDADE COM OS TRABALHADORES DA "JOÃO SALVADOR"




Na semana passada, cerca de 300 trabalhadores da empresa de construção civil e obras públicas “João Salvador”, com sede no concelho vizinho de Tomar, protestaram contra a grave situação económica e social com que estão confrontados.
Os trabalhadores da “João Salvador” tinham no final da semana passada quatro meses de remunerações em atraso, o que tem conduzido a graves situações, tendo-se falado nomeadamente em situações extremas de fome e de pobreza, que estavam ausentes do nosso distrito, com esta dimensão, desde há largos anos.
Durante o protesto encetado na última quinta-feira os trabalhadores receberam o apoio activo do Sindicato do sector e também do Partido Comunista Português que esteve representado no protesto por um elemento da Direcção da Organização Regional de Santarém.
Porque naquela empresa trabalham alguns trabalhadores do concelho de Torres Novas, também os comunistas torrejanos, através da sua Comissão Concelhia vêm apoiar e solidarizar-se com a justa luta dos trabalhadores da “João Salvador” pela defesa dos seus salários.
Mas este é também o momento desta Comissão Concelhia denunciar o facto de a Câmara Municipal de Torres Novas dever a esta empresa mais de 300.000 euros que decerto ajudariam a pagar muitos salários aos trabalhadores da “João Salvador”.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas tem repetido ao longo dos tempos que o endividamento da Câmara não o preocupa e que o importante é fazer obra! Esta postura não seria grave se não fossem os trabalhadores, afinal, QUE ESTÃO A SUPORTAR O ENDIVIDAMENTO DA CÂMARA E O LUXO DAS OBRAS REALIZADAS, sendo muitas delas de utilidade mais que duvidosa!
Sejamos claros: a Câmara de Torres Novas não é a única responsável pelos problemas da “João Salvador”. Mas a sua política de mandar fazer e depois ficar a dever, além de não ser prestigiante para Torres Novas, coloca muitas empresas em dificuldade. A clareza obriga-nos também a dizer que, infelizmente não é só à João Salvador que a Câmara deve muito dinheiro.
Sabemos que por via da aplicação do Programa “Pagar a Horas” a Câmara dentro de algum tempo honrará os seus compromissos – incluindo a dívida com a “João Salvador”. Mas essa questão poderia já estar resolvida há mais tempo se a Câmara tivesse aprovado a sugestão feita atempadamente (no 1º semestre de 2008) pelo vereador da CDU. Nessa altura por birra política o executivo PS da Câmara fez orelhas moucas e ignorou a proposta da CDU e só mais tarde aderiu a esse programa governamental que permite o pagamento das dívidas da Câmara aos fornecedores. Podemos dizer com propriedade que se a Câmara tivesse aceite a tempo e horas a sugestão da CDU, muito provavelmente, hoje os trabalhadores da “João Salvador” teriam uma boa parte do problema resolvido.
Saudando a dignidade dos trabalhadores da “João Salvador”, a Comissão Concelhia do PCP em Torres Novas apela à continuação luta dos trabalhadores no sentido de defenderem os seus direitos e os postos de trabalho e apelamos à sua mobilização e organização junto das suas estruturas sindicais! Entretanto e dada a gravidade desta situação, iremos propor que a Câmara antecipe o pagamento a esta empresa.


Comissão Concelhia de Torres Novas
Partido Comunista Português


30 Março 2009