O PCP e a CDU associando-se a um abaixo assinado promovido por um grupo de cidadãos do país, promoveu na passada sexta-feira uma acção reinvindicativa no sentido de exigir a construção de uma nova ponte para Constância. Considerando que esta ponte tem uma importância significativa particular para Constância, é certo que a construção de uma nova obra de arte constituiria um forte factor de desenvolviemento de toda região do Médio Tejo.
Tantas vezes prometida a ponte tem sido esquecida e igualmente esquecida. Por isso, a CDU e o PCP, no dia 26 Fevereiro organizaram uma concentração junto à ponte de Constãncia apelando à luta dos utentes daquela via pela construção de uma nova ponte.
Durante a iniciativa muitos populares associaram-se a esta iniciativa que contou com a presença de António Filipe, deputado do PCP eleito pelo distrito de Santarém, Máximo Ferreira ( presidente da Câmara de Constãncia), António Mendes ( Presidente da Assembleia Municipal de Constância e antigo Presidente de Câmara) . Durante a acção o deputado comunista lembrou que “Não é aceitável adiar recorrentemente este tipo de obras, nomeadamente a ponte de Constância sobre o Tejo, o IC3 e o IC9”, e que "estes “são investimentos públicos de inquestionável necessidade para as populações”.
O PCP e a CDU apelaram nesta iniciativa distribuíram comunicados, contactaram com os utentes da ponte e apelaram à assinatura do abaixo assinado promovido por cidadãos do concelho de Constância.
COMUNICADO DO PCP E DA CDU DE CONSTÂNCIA
É urgente uma Ponte funcional que sirva eficazmente os seus utentes!
Várias vezes anunciada, várias vezes esquecida...
Ao longo dos anos o PCP e a CDU, quer nos Órgãos Autárquicos, quer na Assembleia da República, têm-se batido por uma nova ponte que sirva com eficácia e sem risco todas as pessoas que no seu dia a dia utilizam as duas margens do Tejo.
Desde 1998, que por despacho governamental se previa a construção de uma nova ponte sobre o Tejo em Constância, tendo sido realizado para esse efeito o Estudo de Impacto Ambiental.
Em 24 de Outubro de 2008, o actual Primeiro-ministro anunciava o início imediato do processo para a requalificação da actual Ponte. Estamos em 2010 e nenhuma verba está inscrita no Orçamento de Estado para esse efeito.
Por essa razão, o PCP através do deputado António Filipe, apresentou uma proposta de inclusão de uma verba para a requalificação da actual ponte no Orçamento de Estado/PIDDAC para 2010.
Até quando os utentes das duas margens vão ter de esperar para não verem a sua vida e os seus negócios parados nos semáforos da velha Ponte?
É preciso exigir que se passe das palavras aos actos. È preciso lutar por uma nova Ponte!
O PCP e a CDU apelam à subscrição do Abaixo-Assinado dinamizado por um conjunto de cidadãos do concelho.
Coordenadora da CDU – Constância
26/02/2010