sábado, 27 de fevereiro de 2010

LUTA IDEOLÓGICA E COMUNICAÇÃO: Debate vivo contou com Vasco Cardoso

Na passada Quinta-Feira, 25 Fevereiro, a Comissão Concelhia do PCP em Torres Novas, promoveu o debate "LUTA IDEOLÓGICA E COMUNICAÇÃO", no âmbito da preparação para a sua 10ª Assembleia de Organização.
Dirigido a militantes do PCP e a activistas da CDU, o debate contou com a presença de VASCO CARDOSO, da Comissão Política do PCP
O dirigente comunista abriu o debate com uma intervenção tendo começado por enquadrar esta questão no plano teórico frisando que a "luta das ideias é intrínseca à luta de classes" e portanto a "ideologia capitalista serve para legitimar o capitalismo defendendo que este sistema é inevitável e que não é possível resistir". Por isso, comtinuou Vasco Cardoso, nunca na história da humanidade, o poder dominante teve um controlo tão intenso sobre o pensamento utilizando para isso todos os instrumentos de difusão ideológica".
No entanto este membro da Comissão Política  frisou que o PCP não se limita a ter uma visão interpretativa da realidade . O PCP procura actuar de forma revolucionária sobre a realidade, visndo transformá-la e portanto, é necessário lutar contra o pensamento único que domina as sociedades actuais.
O debate prosseguiu franco e aberto, com diversas intervenções, tendo-se salientado a discrimação exercida sobre o PCP e as suas actividades e posições na Comunicação social. No mesmo sentido, algumas intervenções procuraram apontar alguns caminhos  para se melhorar cada vez mais a informação das posições do Partido junto do povo e dos trabalhadores. Um trabalho que, salientou-se, é necessário fazer junto das populações do concelho de Torres Novas. 
O debate encerraria para lá da meia-noite com Vasco Cardoso relembrando aos presentes a posição do PCP no seu PROGRAMA:

"(...)São elementos de um regime de liberdade:

-o reconhecimento e a efectiva garantia do exercício das liberdades e direitos dos cidadãos;


- uma comunicação social pluralista, democrática e responsável; (...)




(...)Serão plenamente assegurados como direitos, garantias e liberdades fundamentais:




a liberdade de expressão de pensamento, a liberdade de imprensa e o direito à informação, com proibição da censura e garantia do pluralismo político e ideológico; (...)"