terça-feira, 17 de maio de 2011

Nota de imprensa


Assunto: Delegação da CDU reuniu no ACES- SerraDaire


No âmbito da pré campanha eleitoral para as eleições legislativas de 5 de Junho , uma delegação da CDU constituida por Cristina Tomé - candidata, Manuel Ligeiro - mandatário concelhio e Ramiro Silva - membro da Assembleia Municicipal de Torres Novas, reuniu hoje com o Director do ACES – SerraDaire, com o objectivo de identificar os principais problemas existentes na área de intervenção deste Agrupamento.

Segundo a informação que nos foi prestada, amanhã haverá uma reunião com 4 médicos colombianos, que vão exercer actividade neste Agrupamento , sendo 3 para Torres Novas e 1 para o Entroncamento.
Para fazer face à falta de médicos (que de momento são 8), também está previsto entre 1 e 2 de Junho a chegada de mais um médico para a Olaia.
Também fomos informados, que já foi apresentada uma candidatura para constituição de uma USF em Torres Novas com 6 médicos, que se prevê começar a funcionar em Outubro/Novembro.

Está em curso uma candidatura no âmbito do QREN, para aquisição de 4 unidades móveis de saúde, para compensar eventuais fechos de postos de saúde em consequência da constituição da USF.

Para além da falta de médicos que se procura atenuar com estas medidas, foi manifestado pelo Director do ACES, algumas preocupações relativas à insuficiência e excessiva rotatividade do restante pessoal que trabalha nos diversos centros de saúde. No caso de deixarem de poder concorrer aos POC, como se fala, o funcionamento das unidades de saúde, apesar de terem médicos, poderão deixar de funcionar.

A delegação da CDU, constatou como positiva a tentativa de resolução da falta de médicos, que vem ao encontro das reenvidicações da CDU desde à muito, quer com intervenções nos diversos órgãos autárquicos, Assembleia da República e participação e mobilização nas diversas acções que os utentes têm levado a cabo.

A CDU continuará a desenvolver as acções que considere necessárias até que as populações vejam totalmente resolvidas as suas justas reenvidicações

A Comissão Coordenadora da CDU/Torres Novas
17Maio2011