terça-feira, 18 de novembro de 2008

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL (07/11/2008): Intervenção do vereador da CDU


Declaração de voto do

vereador da CDU

CARLOS TOMÉ
Acta da reunião de 7.11.08

Alteração do traçado da via de ligação da rotunda de Santo António à rotunda do Cerejal

Há alguns meses, o Presidente trouxe à reunião de Câmara uma proposta de alteração do traçado desta via com o fundamento de que era importante preservar os sobreiros ali existentes. Na ocasião concordei com tal alteração do traçado da a via pois é importante manter as árvores no local, uma vez que são espécies centenárias e fazem parte das características daquele caminho, conhecido popularmente como ”Caminho das Cobras”.
Agora, de forma surpreendente e sem qualquer contabilização de custos nem qualquer argumento técnico vem de novo o assunto à reunião de câmara para nova alteração do traçado da via mas desta vez essa alteração implica a destruição de 8 sobreiros.
Ora, isto não faz qualquer sentido. Por um lado não existe qualquer avaliação concreta da invocada necessidade de voltar a alterar o traçado da via e por outro lado não existe uma impossibilidade de corrigir de novo o traçado de forma a preservar as árvores. Com efeito, é perfeitamente possível encontrar outro traçado que não implique a destruição dos sobreiros. O progresso, que neste caso se consubstancia com a simples abertura de uma via – via essa que aliás já existe – tem que conviver com a preservação do meio ambiente e dos elementos naturais que caracterizam e identificam o local e marcam a memória do mesmo.
Assim, não posso concordar com a pretendida alteração do traçado desta via.
Torres Novas,
Carlos Tomé
7 Novembro 2008

(aumente a imagem clicando nela)