quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Concelhia de Torres Novas do PCP acompanha situação do Hospital

1. CONCELHIA DO PCP APRESENTOU AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO AS SUAS PREOCUPAÇÕES.
Face às notícias que correram, a Concelhia de Torres Novas do PCP preocupada e temendo que a qualidade dos serviços prestados à população, na especialidade de CIRUGIA, possa vir a não ser mantida aos níveis a que habituou os seus doentes, solicitou ao Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo uma reunião com carácter de urgência tendo como objectivo o esclarecimento do ao real alcance das medidas anunciadas, para o início do ano de 2009, no que diz respeito ao fim das urgências da especialidade de cirurgia, e do fim, a médio prazo, da própria especialidade, no que diz respeito à cirurgia programada, no Hospital de Torres Novas.

2. ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO TEJO RESPONDEU À COMISSÃO CONCELHIA DO PCP

Perante o pedido feito pela Comissão Concelhia, a administração do Centro Hospitalar repondeu informando que:
“- A organização das urgências foi (…) protocolada em 25/05/2007 entre as Câmaras Municipais.
- No referido protocolo prevê-se a organização das urgências num modelo que funcionará de forma integrada e que abaixo se descreve, estando em vigor desde a data anteriormente referida, não sendo previsível qualquer alteração:
-(…)continuarão concentrados no Hospital de Abrantes, 24 horas por dia o politrauma, o ortotrauma, a cirugia geral com capacidade operatória, os cuidados intensivos correspondentes e o bloco de partos, ou seja , urgência polivalente diferenciada.
- O serviço médico cirúgico instalado no CHMT cuja designação se manterá para a rede é uma componente essencial que funcionará nos três hospitais, Abrantes, Tomar e Torres Novas, em função das valências (…)
-Cada um dos três hospitais garantirá o atendimento urgente nas especialidades de Medicina Interna, Cirugia Geral e Pediatria.
-O atendimento urgente de Medicina Interna, funcionará em cada um dos hospitais, 24 horas por dia.
- O atendimento de Cirugia Geral funcionará em cada um dos hospitais, 24 horas por dia. A disponibilidade do bloco operatório é assegurada 24 horas por dia no Hospital de Abrantes; nos hospitais de Tomar e Torres Novas esta disponibilidade só é assegurada no período diurno – em principio entre as 8.00 horas e as 24 horas. (…)

A Administração finalizaria a sua resposta à Comissão Concelhia de Torres Novas do PCP, marcando a reunião solicitada para o dia 26 de Janeiro o que veio a suceder .

3. DELEGAÇÃO DA COMISSÃO CONCELHIA DO PCP DE TORRES NOVAS REUNIU COM CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 26 JANEIRO 2009
Com esta reunião pretendeu a Comissão Concelhia de Torres Novas do PCP esclarecer algumas dúvidas que a carta de resposta do Conselho de Administração não dissipou.

Diziam respeito principalmente a 3 (três) aspectos a saber:

a) Se o protocolo referido foi de facto assinado;
b) Como vai ficar a Especialidade de Cirurgia Geral (a programada e a urgente);
c) Como vai ser organizado o apoio das especialidades médicas à Unidade de
Cuidados Intensivos a instalar em Abrantes;

No que diz respeito ao “Protocolo”, o Conselho não “deu a certeza” de ter sido assinado mas considera-o válido;

Relativamente à organização da Cirurgia Geral:
1 - Cirurgia Urgente:
Segundo o Conselho a esta cirurgia será assegurada, em cada hospital, todos os dias 24 horas por dia. Porém em Torres Novas e Tomar, aos Fins de Semana e Feriados, o Bloco Operatório só funcionará no período das 8.00 às 24.00 horas.
Diz o Conselho que em casos em que o médico cirurgião de serviço entender que é perigoso para o doente ter que ser intervencionado no hospital de Abrantes, a mesma, poderá ser feita no local (em Torres Novas ou Tomar).
2 – Cirurgia Programada:
O Conselho de Administração tem intenção de, a médio prazo, concentrar esta especialidade em Tomar.

No que diz respeito ao apoio à Unidade de Cuidados Intensivos, o Conselho garantiu que o funcionamento das especialidades nas Outras Unidades do Centro Hospitalar não será afectado.
A propósito do funcionamento de uma destas especialidades – a de Cardiologia – o Conselho informou que está a ser desenvolvido um projecto, já em fase adiantada, para dotar o Serviço com um Laboratório de Hemodinâmica com intenção de diferenciar os cuidados a prestar e com uma “linha verde” para tornar mais rápido o acesso a este tipo de cuidados.