segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Possível adesão do Município de Torres Novas à ÁGUAS DO RIBATEJO

POSIÇÃO DO VEREADOR DA CDU

CARLOS TOMÉ
NA REUNIÃO DE CÂMARA MUNICIPAL DE 12/02/2009
( da Acta da Reunião)


Não posso deixar de referir que a deliberação que a Câmara tomou em 15.04.03 de concessionar os serviços de águas e saneamento à iniciativa privada foi um erro, o qual se vem agora corrigir. Na ocasião votei contra essa medida e agora a realidade veio dar-me razão. Não posso também deixar de referir que entretanto se passaram mais de 5 anos, sendo tempo perdido em que não se resolveu o assunto.
Quanto à proposta em concreto – anulação da anterior deliberação; atribuição de poderes ao Presidente para estabelecer contactos com a empresa Águas do Ribatejo e elaboração de estudo técnico sobre o assunto para posterior decisão - estou de acordo com ela porque vem ao encontro do que sempre tenho defendido.
No entanto, quando o assunto vier à Câmara para deliberação deve vir sustentado num estudo técnico que aborde as diversas opções que estão já enunciadas na proposta do Presidente. Com efeito, para se tomar uma decisão conscienciosa sobre a matéria é importante sabermos quais as vantagens e desvantagens não só da possibilidade de adesão à Águas do Ribatejo, mas também da opção pela Águas do Centro, ou da criação de uma empresa municipal ou ainda da possibilidade de ser a própria Câmara a avançar com o investimento em causa.
Perante o estudo sobre as diversas opções estaremos então em condições de decidir.

Carlos Tomé
12.02.09