sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


O MUNDO DO TRABALHO
 
São poucas as empresas que, no concelho de Torres Novas, se podem classificar como grandes. O universo de quem produz nos vários domínios da atividade segue o padrão geral do País isto é são micro, pequenas ou médias empresas. A asfixia motivada pelo descalabro económico a que a Troika externa e interna conduziram o país leva a que todos sofram: em primeiro lugar quem nesse tipo de empresas trabalha. Salários em atraso, reduções nos mesmos, incumprimento da lei e, no final, quando tudo já é irremediável, o aterrorizador despedimento muitas vezes sem qualquer compensação. Mas sendo certo que isto acontece com o trabalhador assalariado sucede também muitas vezes com o proprietário e patrão que, ao longo do tempo, começa por ver as vendas a estiolarem e, a dada altura, se apercebe que não tem outro remédio que não seja fechar portas. Trabalhando muitas vezes lado a lado com o empregado segue frequentes vezes as pisadas deste fechando negócios de família – muitas vezes com dezenas de anos de existência. Podendo ficar melhor sabe-se todavia que muitos ficam em circunstâncias igualmente desfavoráveis. É por conhecer estes factos há muitos anos que o PCP não se cansa de afirmar que a luta das micro, pequenas e médias empresas se confunde com os interesses mais gerais dos trabalhadores e que, nos tempos que correm, é ao seu e nosso lado que se devem posicionar. Da luta dos trabalhadores damos abaixo alguns exemplos do que se vai passando pelo Concelho:


RODOVIÁRIA DO TEJO
Estão em luta centenas de trabalhadores da área do movimento desta empresa de transportes. Lutam pela reposição do valor do pagamento do trabalho extraordinário, pela negociação e revisão do Acordo de Empresa e pela anulação de processos disciplinares aplicados a trabalhadores. A R. do Tejo é uma empresa do Grupo Barraqueiro e Transdev com lucros de muitos milhares de euros e que, à semelhança de outros da sua dimensão, mais não pretende do que vergar os trabalhadores à condição de gente submissa tal como ordenaram a troika externa e interna.




LUZ & IRMÃO
Esta empresa encontra-se atualmente com mais de cinco salários em atraso. Conta com dezenas de trabalhadores no ativo. Dedica-se fundamentalmente ao transporte de mercadorias e é uma referência no Concelho de T. Novas.