quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mata Municipal - Parque dos Mesiões: Posição do vereador da CDU sobre o novo Estudo Prévio



CÂMARA MUNICIPAL TORRES NOVAS

Reunião Extraordinária Pública
25 de Junho
Declaração de voto
Vereador João Pereira da CDU


Mata Municipal – Estudo Prévio
Parece-me que este estudo prévio é muito mais realista que o anterior, já que contempla só a construção de uma piscina de verão e um bar, para além da zona pedonal e de lazer associada ao leito do rio.
Poderemos dizer que o espaço de ocupação foi reduzido para 1/3 em relação ao anterior projecto.
No entanto não deixo de estranhar esta “súbita” mudança visto que na informação, escrita, prestada pelo Sr. Presidente na Ass. Municipal do passado dia 30 de Junho constava uma imagem do projecto anterior.
Para além do estudo prévio importa saber/esclarecer uma outra situação – de quem são os terrenos em causa?

Tem vindo o Município, desde há muito tempo, a publicitar a construção daquilo a que chama a “Mata Municipal – Parque dos Mesiões” sem que tenha ainda explicado como é que vai utilizar um terreno que não é da Câmara, pertence a privados.

Como é que a Câmara vai conseguir construir a Mata Municipal? Já tentou negociar o terreno? O dono está na disposição em vender? Em que condições? Com que contrapartidas? Quanto custa? Ou está a pensar em expropriar?
Estas são questões que deveriam ter sido explicadas e acauteladas antes de se anunciar a localização do projecto.

Quanto ao estudo prévio, porque de um estudo prévio se trata, parece-me melhor que o primeiro e por isso vou votar favoravelmente, não deixando de propor que este estudo prévio seja discutido publicamente, envolvendo a população, acolhendo propostas e soluções.

Torres Novas, 25 de Julho de 08
O Vereador da CDU
João Pereira