quinta-feira, 24 de julho de 2008

Posições da CDU na Reunião da Câmara Municipal Torres Novas de 22 Julho


Declarações e propostas do vereador
JOÃO PEREIRA
Reunião Ordinária Pública
22 de Julho de 2008

=>Período antes da Ordem de Trabalhos


Abaixo-assinado no Centro Hospitalar de Médio Tejo
A actual Administração do CHMT, a quando da sua tomada de posse, anunciou, desde logo, uma intenção de conter os custos – como se a saúde de um negócio se tratasse.
Entre o deve e o haver dessa contabilidade, transpareceu, desde logo que os cuidados de saúde da população, assim como as condições de trabalho dos seus profissionais, passariam para segundo plano.
No entanto nunca pensámos que se chegasse ao despudor de, face a um abaixo assinado posto a circular entre os trabalhadores do CHMT, em que questionavam a actual gestão, nomeadamente no que concerne à gestão que está a ser efectuada, na admissão de trabalhadores para funções desnecessárias e na ausência de prioridades em face da actual realidade.
Lembrando tempos do “antigamente” o actual C. de administração logo tratou de, numa manobra intimidatória e persecutória, inquirir, individualmente, alguns trabalhadores, com o objectivo de saber quem dinamizou o abaixo-assinado e como é que o mesmo circulou pelo CHMT.
No concelho de Torres Novas a democracia é uma realidade, as diferenças de opinião são tratadas de uma forma clara e transparente.
Não posso pois deixar de manifestar o meu mais profundo repúdio por esta actuação.
Mas, o Sr Presidente da Câmara, na altura da nomeação do actual C. de Administração disse que tinha sido ouvido sobre o mesmo. O que eu agora espero é que o Sr. Presidente da Câmara se faça ouvir, no sentido de que estes verdadeiros atentados à democracia não se possam repetir.


Dívidas às Colectividades e Associações Desportivas - Proposta
É por todos reconhecido o atraso de pagamento dos subsídios às colectividades e Ass. Desportivas.
Essas mesmas entidades, como muitas outras, não sabem quando? e quanto? vão receber dos subsídios a que têm direito, não podendo planificar as suas actividades de uma forma organizada.
Esta situação é ainda mais grave, nesta altura do ano, para as ass. desportivas já que é neste período que têm de inscrever atletas, pagar os seguros desportivos, fazer os exames médicos.
Face a esta situação proponho que, a exemplo do que a Câmara está a fazer com as empresas, se organize, com quem quiser aderir a esta forma de pagamento, um plano de pagamento de dívidas, em que a Câmara se comprometa a, mensalmente, pagar uma determinada verba (por conta das dívidas) de forma a que estas entidades possam saber com o que contam e que montantes vão receber, deixando de “mendigar” o que afinal por direito próprio lhes pertence.

Torres Novas, 22 de Julho de 2008
O Vereador da CDU
João Pereira