domingo, 7 de dezembro de 2008

A PROPÓSITO DA VISITA DO SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA A TORRES NOVAS


Face à visita a Torres Novas do Sr. Presidente da República, a imprensa local deu eco este fim-de-semana, a afirmações que o mesmo terá feito a propósito do desenvolvimento “exemplar” de Torres Novas.
Para o Partido Comunista Português, estas afirmações só podem ter sido feitas na sequência de uma das seguintes situações:
- Ou alguém informou mal o Sr. Presidente da República.
- Ou, lamentavelmente, o Sr. Presidente da República preconiza para o país o modelo de desenvolvimento que se tem verificado em Torres Novas.
O Sector produtivo da actividade económica quase que desapareceu em Torres Novas nos últimos anos: Ao contrário do que o Sr. Presidente afirmou, os jovens qualificados de Torres Novas são obrigados a procurar emprego noutras regiões e inclusive, têm que emigrar, como se tem verificado em inúmeros casos!
Neste concelho, dito exemplar, desmantelaram-se e reduziram a actividade sectores produtivos históricos (Metalúrgicas, Telecomunicações, Têxteis, Rodoviária); encerraram outras pequenas e médias empresas de diversos sectores; aumentou o emprego precário a contratação a prazo acentuando-se a perda de direitos; nalgumas empresas substituiu-se o trabalho de mão de obra efectiva por trabalho realizado por trabalhadores de empresas temporárias; há empresas centenárias com salários em atraso e em situação de difícil viabilidade económica; cresceram as actividades produtivas de trabalho intensivo caracterizado por baixas qualificações, baixos ordenados e tecnologicamente pobres; o comércio tradicional definha no centro histórico crescendo o comércio das grandes superfícies onde predomina a precariedade laboral e em regra, os serviços públicos sofreram uma forte degradação, sobretudo na área da saúde. Realce-se ainda que, cerca de 14000 pessoas do nosso concelho (cerca de 40% da população do concelho) não dispõe da rede completa de saneamento básico com Tratamento de efluentes: Proliferam as fossas sépticas a transbordar, muitos esgotos correm directamente para linhas de água, multiplicam-se as lixeiras e sucatas clandestinas. Continuam por resolver situações como a poluição do Rio Almonda e entre outros casos, da “ Vala das Cordas” e da Ribeira da Boa Água.
Este é o retrato, em traços largos do desenvolvimento social e económico do concelho de Torres Novas. Afinal, foi isto que o Sr. Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, veio elogiar a Torres Novas.
Infelizmente para os torrejanos e torrejanas, que sentem na pele as dificuldades do dia a dia, as belas palavras de Cavaco Silva, não passam de belas palavras ditas em dia de Festa.
A Comissão Concelhia do PCP discorda das afirmações do Sr. Presidente da República e continua o seu firme combate e luta por uma ruptura democrática com o modelo de desenvolvimento social que os sucessivos governos PS, PSD e CDS têm imposto ao nosso país.

Sim é possível, uma Nova Política para Torres Novas e para Portugal!
Sim é possível, Mudar de Vida!

A Comissão Concelhia de Torres Novas
do
Partido Comunista Português