segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assembleia Municipal 29 Abril: CDU alertou para situação da Escola Adães Bermudes em Riachos

"A nossa questão prende-se com a recuperação da Escola Adães Bermudes, em Riachos.
A recuperação deste edifício é um projecto que já existe há muitos anos, mas que ainda não teve concretização efectiva.
Há cerca de 15 anos, quando a CDU estava na Junta de Freguesia de Riachos, Pereira Jorge propôs à Câmara que o edifício fosse recuperado com urgência aproveitando uma comparticipação financeira de cerca de 60%.
Escusado será dizer que esta proposta não foi concretizada, porque se o tivesse sido não estávamos hoje perante a enorme degradação do edifício que se agravou ainda mais durante estes últimos anos.
A perspectiva de recuperação do edifício passou sempre por se manter a traça original do mesmo, nomeadamente a fachada assim como os telhados laterais, tentando manter assim o elevado valor arquitectónico do edifício.
Recentemente apercebemo-nos de que o que estava inicialmente previsto não ia ser executado, ou seja que iria ser demolida a fachada e os telhados laterais, dando estes origem a dois espaços amplos como terraços, alterando assim as características arquitectónicas do edifício.
Quando a Assembleia de Freguesia de Riachos se apercebeu destas alterações, solicitou explicações e depois de uma reunião com os técnicos da Câmara obteve a garantia de que o problema estava ultrapassado e que o projecto inicial ia ser concretizado.
Este tipo de projectos, pela sua importância, deve ser sempre do conhecimento dos órgãos autárquicos da freguesia, e quando a Câmara pretende fazer alterações aos mesmos, deve auscultar esses órgãos, para que estes não sejam apanhados de surpresa com uma realidade que desconhecem.
Pretendemos assim saber em que situação se encontra o projecto de recuperação da Escola Adães Bermudes e que obras estão previstas para o edifício."

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal

Torres Novas, 29 de Abril de 2010