domingo, 9 de maio de 2010

UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA

A Comissão Concelhia do PCP de Torres Novas levou a efeito, hoje 9 de Maio de 2010, uma visita a Peniche e ao seu Forte que no tempo do fascismo foi utilizada como prisão política.
Participaram nesta iniciativa cerca de 50 democratas da nossa região que homenagearam todos quantos em Portugal lutaram, muitas vezes com sacrifício da própria vida, contra o regime fascista de Salazar e Caetano.
A visita ocorreu num conexto em que em 2010 se comemora a fuga heróica de Álvaro Cunhal e de outros dirigentes comunistas da forteleza e que, hoje 9 de Maio, se comemorou igualmente os 65 anos da derrota militar do nazismo-fascismo - ideologias inspiradoras do ditadura portuguesa deposta em 25 de Abril de 1974.

A visita ao forte de Peniche  foi guiada por uma jovem técnica do Museu e foi acompanhada pelos torrejanos ANTÓNIO CANAIS e ANTÓNIO CANELAS, que tendo passado ambos largos anos encarcerados nessa masmorra fascista, enriqueceram esta visita com o seu relato pessoal e impressivo da vida prisional.

Deste Encontro com a História, os participantes conluiram da necessidade de se manter viva a memória sobre este período negro da História para que a memória impeça que de novo um dia esta História se venha a repetir.

Foi dando vivas à liberdade que se regressou a Torres Novas. Com a confiança  na ideologia, alicerçada na experiência da vida, de que é possível construir uma sociedade mais humana e liberta da  exploração e da opressão do Homem pelo Homem - A TERRA SEM AMOS!

Nota: A Comissão Concelhia do PCP de Torres Novas agradece a colaboração da Câmara Municipal de Peniche na organização desta visita