terça-feira, 4 de maio de 2010

Intervenções do vereador Carlos Tomé no período antes da ordem dia - Reunião Câmara em 20 Abril 2010

1. Os problemas relacionados com as cada vez mais precárias condições de acesso aos cuidados de saúde pelos habitantes de várias freguesias do nosso concelho continuam a agravar-se. Para além dos graves problemas relativos à falta de médicos na freguesia de Meia Via, Pedrógão e Ribeira Branca, também na freguesia de Olaia este problema se vai colocar a muito curto prazo com a criação de uma USF no Entroncamento. E para além disso, outras situações de carência deste tipo de cuidados poderão ser criadas com a reforma dos profissionais de saúde.

Recentemente veio a público a informação de que o ACES da Serra de Aire pretendia retirar o equipamento das instalações da extensão de saúde de Ribeira Branca que está encerrada há algum tempo. Mas felizmente parece que essa intenção não foi concretizada graças à intervenção do Vice Presidente da Câmara de demoveu o responsável.

No entanto, é importante que a Câmara acompanhe a par e passo todas estas situações e manifeste de forma activa a sua preocupação pelo que está a acontecer neste âmbito e pelos problemas que deverão surgir entretanto. Entendo que a Câmara não se pode alhear dos problemas da saúde no nosso concelho porque eles são fundamentais para a qualidade de vida da população. Por isso, a Câmara deve tomar uma posição concertada e forte junto dos responsáveis destas situações que afectam várias freguesias do nosso concelho manifestando a sua preocupação pelas mesmas.

2. Nos planos de actividades municipais há sempre algumas obras em estradas que estão elencadas e têm previsão de concretização, mas há depois uma rubrica que permite a realização de reparações e melhoramentos em algumas estradas sem que as mesmas estejam previstas no plano. Quer isto dizer que, para além das obras elencadas nos planos, a Câmara pode e deve também proceder à reparação de outras infraestruturas viárias. Devia por isso haver um planeamento e calendarização deste tipo de obras da forma a que a população e mesmo as Juntas pudessem ser informadas sobre o plano de intervenções camarárias.

A este respeito existem várias estradas à espera de reparação e que vão ficando cada vez mais necessitadas em resultado das chuvas. Por exemplo, a estada de Liteiros / Zibreira é um destes casos. O piso está muito mau e quando chove há troços que ficam intransitáveis. Por isso gostava de saber se a Câmara tem alguma programação deste tipo de intervenções e por outro lado gostava de saber se está prevista a reparação da citada estrada a curto prazo.

Carlos Tomé - 20.04.10